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PROPESP - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Diretoria de Pós-Graduação
Universidade Federal do Rio Grande - FURG
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Mestrado - Mestrado Profissional em História
   Informações  
 

Coordenador: Daniel Porciuncula Prado

Comissão de Seleção, avaliação e ingresso: Mauro Dillmann Tavares, Rita Grecco dos Santos, Artur Henrique Franco Barcelos. 1° Ingresso: Agosto 2012

Docentes envolvidos: 13

Número de disciplinas propostas: 16

Demanda discente estimada: 20 discentes/ ano

Tempo máximo de integralização do curso: 30 meses

Total de créditos: 24 cr. em disciplinas e mais 06 no TCM – total 30 créditos

a) 09 créditos em disciplinas básicas (de caráter obrigatório);

b) 09 créditos em disciplinas eletivas;

c) 06 créditos em seminários (de caráter obrigatório)

d) 06 Trabalho de Conclusão do Mestrado – TCM

 

Área de Concentração: História, pesquisa e vivências de ensino-aprendizagem

A presente área de concentração intitulada História, pesquisa e vivências de ensino-aprendizagem tem como objetivo a qualificação dos profissionais de ensino de História nos níveis fundamental e médio, a partir do desenvolvimento de habilidades e competências para a construção de reflexões sobre o ensino de História, a cidadania, a profissionalização e a responsabilidade social, assim como, o aprimoramento de uma cognição histórica. Na mesma direção, eles deverão refletir sobre a pesquisa no ensino de História, como forma de valorização dos saberes docentes e discentes sobre ideias substantivas (como democracia, revolução etc) e/ou sobre a natureza da História (como explicação, evidência, significância, temporalidade, consciência histórica). Isso com vistas a dar continuidade à formação do historiador-docente, assim como, desenvolver pesquisas voltadas à análise do ensino de História como aparelho cultural, social e político, capaz de interferir na formação da memória e das identidades coletivas. Propõem-se aqui a ampliação e a atualização de conhecimentos em História, a aquisição de novos saberes e o contato com metodologias nas áreas do ensino de história, a transposição de saberes da disciplina de História para contextos escolares, assim como, a análise reflexiva e crítica de situações e vivências de ensino-aprendizagem dos conhecimentos históricos. Essa área é sustentada pelas pesquisas realizadas pelos docentes que compõe a presente proposta de mestrado profissional em História, os quais são responsáveis pela criação de grupos de pesquisa e laboratórios, com vistas a atender as demandas da profissionalização do historiador-docente.

 

Linhas de pesquisa:

a) Prática e pesquisa no ensino de História;

A primeira linha, Prática e pesquisa no ensino de História, centra-se na análise do papel das práticas e das pesquisas no ensino de História, assim como, na formação do historiador-docente como pesquisador. Visa também promover um debate que apresente a pesquisa como algo próximo e imbricado com a prática do ensino de história, com vistas a habilitar o historiador-docente a pesquisar ensinando ou ensinar pesquisando e assim, intervir nos problemas que afetam o ensino de história através da pesquisa. De forma que o historiador-docente em sua prática e pesquisa seja capaz de contribuir para os interesses práticos da vida dos discentes numa situação imediata de inserção social e no campo do trabalho. Essa linha se estrutura a partir dos estudos sobre o ofício do historiador e procura, através de suas disciplinas, debater as práticas nas quais o historiador-docente deve estar habilitado para realizar a pesquisa histórica e ensino através da pesquisa. Para tanto, foram criadas disciplinas que se propõe a trabalhar temas como: História e gênero na sala de aula, as fontes históricas para o ensino de História, projetos de Educação Histórica, Memória e formação docente e a utilização de jornais em sala de aula. Cada temática estabelecida na estrutura curricular foi proposta a partir das trajetórias de pesquisa e ensino dos professores que compõem a linha.

b) Campos e linguagens da História;

Nessa segunda linha, Campos e linguagens da História, os estudos serão centrados em torno da pesquisa nos diferentes campos do conhecimento histórico e suas múltiplas linguagens, assim como o papel dos saberes da história regional, ambiental, afro-brasileira, indígena, cartográfica e da cultura material para o ensino de História. A presente linha se estrutura a partir da percepção de que no processo geral de produção dos saberes históricos, segundo Marcos Silva (2000), deve articular a historiografia existente (acadêmica) e o conhecimento produzido por professores e alunos em seu dia-a-dia escolar, os quais são dotados de outros saberes e tradições capazes de explicitar “interpretações de historicidades” (2000:121). Essa perspectiva de atuação do historiador-docente em sala de aula, como afirmou Silva “no processo de ensino traz para elas a possibilidade de esclarecimentos críticos, recíprocos e permanentes” (2000:121). Ainda dentro da perspectiva do autor, podemos concluir que “dar sentido e compreensão histórica a um fato é um dos trabalhos do historiador, de forma geral” (2000:127). Ser historiador e assim, produtor do conhecimento histórico, é também ser professor, pois todos os dias, nas milhares de salas de aula distribuídas pelo Brasil, múltiplos conhecimentos e reflexões históricas são produzidas e muitas vezes não registradas. Sendo assim, as disciplinas propostas para compor essa linha foram elaboradas a partir dos debates já estabelecidos sobre os territórios ou campos de ação, análise e crítica da História. No entanto, não se propõe aqui uma linha para a discussão dos tradicionais campos do conhecimento histórico como a história econômica, demográfica, política, cultural e social, mas, dos novos campos que têm se solidificado nas últimas décadas, como a História ambiental, a História cartográfica, a História e suas relações com a cultura material, História e cultura indígena, História e cultura afro-brasileira, assim como, a História regional, campos de pesquisa e construção do conhecimento.

Requisitos para obtenção do Título de Mestre:

a) Cumprimento, com aprovação pelo programa, dos créditos previstos;

b) Aprovação em prova de proficiência;

c) Aprovação em exame de qualificação do projeto de pesquisa;

d) Aprovação em Defesa Pública do trabalho de conclusão.

Objetivos do Curso/Perfil do profissional a ser formado:

 

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande tem por objetivos:

a) desenvolver, ampliar e aprofundar o estudo em História suas práticas e pesquisas no ensino de História e vivências de ensino-aprendizagem.

b) promover a capacitação de pessoal no exercício de atividades relacionadas ao ensino e a pesquisa histórica.

c) Estimular a discussão inter e transdisciplinar entre as diversas áreas do conhecimento, buscando soluções conjuntas de problemas sociais.

d) Propiciar a inter-relação entre a graduação e a pós-graduação, possibilitando a reflexão sobre a construção do conhecimento histórico.

e) Buscar a integração com as redes de ensino fundamental e médio, estimulando a reflexão e a ação integralizadora sobre a educação em geral e o ensino de história.

 

Não obstante, o Programa de Pós-Graduação em História, pesquisa e vivências de ensino-aprendizagem da Universidade Federal do Rio Grande visa formar profissionais capazes de:

 

a) construir problemas, formular hipóteses e empregar conceitos teóricos de pesquisa em História;

b) articular, de forma orgânica, as dimensões teórica, metodológica e empírica na pesquisa e no ensino de História;

c) incorporar, às suas reflexões históricas, as contribuições de diferentes áreas do conhecimento nas práticas e saberes do ensino de História;

d) valorizar o trabalho acadêmico desenvolvido em equipe;

e) redigir um texto acadêmico de História;

f) estar apto a exercer a docência em nível de graduação e/ou atender a uma demanda diversificada do mercado de trabalho, para atuar em institutos culturais e de pesquisa, em meios de comunicação de massa e em assessorias culturais políticas.

 
   Disciplinas / Professores  
 
  • 10114P - A formação do espaço público na escola brasileira
    JUSSEMAR WEISS GONCALVES Doutorado
  • 10115P - A imprensa como fonte para ensinar e pesquisar a História
    FRANCISCO DAS NEVES ALVES Doutorado
  • 10109P - Campos, conceitos e linguagens da História
    ICHI - Mauro Tavares Dillmann Indefinido
  • 10118P - Cartografia e o ensino de História por meio de mapas
    ARTUR HENRIQUE FRANCO BARCELOS Doutorado
  • 10119P - Cultura material e paisagem como campo da História
    ADRIANA FRAGA DA SILVA Doutorado
  • 10165P - Docência orientada (Hist Mest Profis)
    RENATA BRAZ GONCALVES Doutorado
  • 10158P - Educação Patrimonial e Ensino de História
    EDISON FERREIRA DE MACEDO Pós-doutorado
  • 10153P - Ensino de História e a Questão das Temporalidades
    DEROCINA ALVES CAMPOS SOSA Doutorado
  • 10150P - História do Ensino de História
    ADRIANA KIVANSKI DE SENNA Doutorado
  • 10121P - História e cultura afro-brasileira no ensino de História
    CARMEM GESSILDA BURGERT SCHIAVON Doutorado
  • 10112P - História e gênero na sala de aula
    JUSSEMAR WEISS GONCALVES Doutorado
  • 10169P - Identidades, Docência e tensões curriculares
    MARCIO RODRIGO VALE CAETANO Doutorado
  • 10120P - Identidades, história e os saberes em sala de aula
    CASSIANE DE FREITAS PAIXAO Doutorado
  • 10108P - Memória e práticas na formação de professores
    EDISON FERREIRA DE MACEDO Pós-doutorado
    RITA DE CASSIA GRECCO DOS SANTOS Doutorado
  • 10154P - Metodologia no Ensino de História: o Pesquisador-Professor e o Professor-Pesquisador
    JULIA SILVEIRA MATOS Doutorado
  • 10117P - O meio ambiente e o ensino de História
    DANIEL PORCIUNCULA PRADO Doutorado
  • 10116P - Os livros didáticos e a Historiografia
    JULIA SILVEIRA MATOS Doutorado
    LUIZ HENRIQUE TORRES Doutorado
  • 10113P - Projetos de Educação Histórica
    DEROCINA ALVES CAMPOS SOSA Doutorado
  • 10111P - Seminário de orientação
    ADRIANA FRAGA DA SILVA Doutorado
    ADRIANA KIVANSKI DE SENNA Doutorado
    ARTUR HENRIQUE FRANCO BARCELOS Doutorado
    CARMEM GESSILDA BURGERT SCHIAVON Doutorado
    DANIEL PORCIUNCULA PRADO Doutorado
    DEROCINA ALVES CAMPOS SOSA Doutorado
    ICHI - Mauro Tavares Dillmann Indefinido
    JULIA SILVEIRA MATOS Doutorado
    JUSSEMAR WEISS GONCALVES Doutorado
    MARCIO RODRIGO VALE CAETANO Doutorado
    RENATA BRAZ GONCALVES Doutorado
    RITA DE CASSIA GRECCO DOS SANTOS Doutorado
    TERESA DE JESUS PAZ MARTINS LENZI Doutorado
    VIVIAN DA SILVA PAULITSCH Doutorado
  • 10110P - Seminário do Trabalho de Conclusão de Mestrado
    ADRIANA FRAGA DA SILVA Doutorado
    ADRIANA KIVANSKI DE SENNA Doutorado
    ARTUR HENRIQUE FRANCO BARCELOS Doutorado
    CARMEM GESSILDA BURGERT SCHIAVON Doutorado
    DANIEL PORCIUNCULA PRADO Doutorado
    DEROCINA ALVES CAMPOS SOSA Doutorado
    ICHI - Mauro Tavares Dillmann Indefinido
    JULIA SILVEIRA MATOS Doutorado
    JUSSEMAR WEISS GONCALVES Doutorado
    MARCIO RODRIGO VALE CAETANO Doutorado
    RENATA BRAZ GONCALVES Doutorado
    RITA DE CASSIA GRECCO DOS SANTOS Doutorado
    TERESA DE JESUS PAZ MARTINS LENZI Doutorado
    VIVIAN DA SILVA PAULITSCH Doutorado
  • 10107P - Teoria e metodologia da pesquisa no ensino de história
    ARTUR HENRIQUE FRANCO BARCELOS Doutorado
  • 10167P - Tópicos especiais em Ensino de História I
    TERESA DE JESUS PAZ MARTINS LENZI Doutorado
  • 10168P - Tópicos especiais em Ensino de História II
    JUSSEMAR WEISS GONCALVES Doutorado
  • 10176P - Tópicos Especiais III em Ensino de História III
    RODRIGO SANTOS DE OLIVEIRA Doutorado
  • 10123P - Trabalho de Conclusão de Mestrado (Hist Mest Profis)
    ADRIANA FRAGA DA SILVA Doutorado
    ADRIANA KIVANSKI DE SENNA Doutorado
    ARTUR HENRIQUE FRANCO BARCELOS Doutorado
    CARMEM GESSILDA BURGERT SCHIAVON Doutorado
    DANIEL PORCIUNCULA PRADO Doutorado
    DEROCINA ALVES CAMPOS SOSA Doutorado
    ICHI - Mauro Tavares Dillmann Indefinido
    JULIA SILVEIRA MATOS Doutorado
    JUSSEMAR WEISS GONCALVES Doutorado
    MARCIO RODRIGO VALE CAETANO Doutorado
    RENATA BRAZ GONCALVES Doutorado
    RITA DE CASSIA GRECCO DOS SANTOS Doutorado
    TERESA DE JESUS PAZ MARTINS LENZI Doutorado
    VIVIAN DA SILVA PAULITSCH Doutorado
 
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