Logotipo FURG
PROPESP - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Diretoria de Pós-Graduação
Universidade Federal do Rio Grande - FURG
PROPESP - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Diretoria de Pós-Graduação
Universidade Federal do Rio Grande - FURG
   
 
Especialização - Educação em Direitos Humanos (Especialização EaD)
   Informações  
 

PGEDH 2019

 

APRESENTAÇÃO DO CURSO

Por entender que é urgente e fundamental o reconhecimento e o respeito aos Direitos Humanos a partir de uma Educação em e para os Direitos Humanos (EDH), as docentes e os docentes e demais pesquisadoras(es) do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos da FURG – Centro interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão voltado para a socialização e interlocução de saberes e a produção coletiva e colaborativa de experiências acerca dos Direitos Humanos e Fundamentais – está ofertando em convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a terceira edição do Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos (PGEDH/UAB/CAPES).

O principal objetivo do PGEDH é desenvolver ações que busquem promover processos de ensino e aprendizagem ativos, criativos e participativos, que tenham como essência e fundamento a Educação em e para os Direitos Humanos, bem como a implementação de uma Cultura da Paz, Solidariedade e de Respeito à Dignidade Humana e dos demais seres vivos permitindo que as pessoas adotem atitudes transformadoras, diminuindo a distância entre o discurso e a prática no que concerne ao cotidiano da comunidade escolar e também da sociedade.

 

PERÍODO LETIVO DO CURSO

Abril de 2019 – Junho 2020

 

O PGEDH é um Curso a distância que prioriza os encontros presenciais como forma de troca de conhecimentos e experiências. Portanto, ocorrerão encontros presenciais de uma a duas vezes por mês, preferencialmente de sexta-feira à noite a domingo pela manhã, conforme horário dos Polos.

O calendário dos encontros presenciais será fornecido oportunamente.

 

WEB DO CURSO

https://pgedhuab.furg.br

Visite a WEB do Curso que será, ao logo de sua realização, atualizada com novidades.

Aproveite para ler as Publicações do Curso (https://pgedhuab.furg.br/publicações.html), sobretudo os Cadernos da EDH que serão utilizados como leitura básica e, na medida do possível, também a Coleção Olhares, pois encontrarás artigos que analisam de forma inter e transdisciplinar a temática dos Direitos Humanos.

1) Cadernos de Educação em e para os Direitos Humanos. Disciplinas Instrumentais.

Link:

https://pgedhuab.furg.br/images/Ebooks/finais2/CadernoEDH_vol6.pdf2)

2) Cadernos de Educação em e para os Direitos Humanos. Fundamentos em Direitos Humanos

Link:

https://pgedhuab.furg.br/images/Ebooks/finais2/CadernoEDH_vol7.pdf

3) Cadernos de Educação em e para os Direitos Humanos. Diversidades nos Direitos Humanos

Link:

https://pgedhuab.furg.br/images/Ebooks/finais2/CadernoEDH_vol8.pdf

Também assista os Vídeos indicados.

Reflita, dialogue e divulgue os Direitos Humanos!

 

POLOS

ü  Canguçu (20)

ü  Picada Café (20)

ü  Rio Grande (FURG) (20)

ü  Santo Antonio da Patrulha (20)

ü  Sapiranga (20)

 

PÚBLICO ALVO

            Portadores de diploma de curso superior e/ou professoras e professores da Rede Básica de Ensino Público e/ou Privado.

 

CORPO DOCENTE

 

NOME

TITULAÇÃO E CV LATTES

Sheila Stolz da Silveira

Doutora

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3038131556164688

Amanda Motta Angelo Castro

Doutora

Endereço para acessar este CV:

http://lattes.cnpq.br/3449473426395924

Eder Dion de Paula Costa

Doutor

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5149921434644314

Elisa Girotti Celmer

Doutora

Endereço para acessar este CV:

http://lattes.cnpq.br/6121971753478139

Anderson Orestes Cavalcante Lobato

Doutor

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9540562676030539

José Carlos da Silva Cardozo

Doutor

Endereço para acessar este CV:

http://lattes.cnpq.br/3932309434399232

Salah Hassan Khaled Junior

Doutor

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6155872393221444

Renato Duro Dias

Doutor

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9894300167305005

Cassiane de Freitas Paixão

Doutora

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9836646117494150

Hector Soares Cury

Doutor

Endereço para acessar este CV:

http://lattes.cnpq.br/316539248799761

 

LINHAS DE PESQUISA

As Linhas de Pesquisa representam temas aglutinadores de estudos científicos que se fundamentam, no caso do PGEDH,  na memória investigativa do Curso que se encontra na 3ª Edição. Outrossim, é destas Linhas de Pesquisa que se originaram e seguirão gerando-se projetos de pesquisa cujos resultados guardam afinidades entre si. Projetos de Pesquisa são, portanto, investigações com início e final definidos, fundamentados em objetivos específicos, visando a obtenção de resultados, de causa e efeito ou colocação de fatos novos em evidência.

As Linhas de Pesquisa do PGEDH são:

Ø  FUNDAMENTOS EM DIREITOS HUMANOS

Ø  DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E IDENTIDADES PLURAIS

Ø  DIREITOS HUMANOS NO CONTEXTO ESCOLAR E SEU ENTORNDIREITOS HUMANOS NO CONTEXTO ESCOLAR E SEU ENTORNO

 

DISCIPLINAS

 

ALFABETIZAÇÃO DIGITAL

Relações do saber mediado pelas tecnologias, a partir das perspectivas históricas, do uso de uma plataforma para Educação à Distância, dos conceitos de sistemas de arquivos, dos fundamentos da Internet e seus serviços e da formatação de textos e hipertextos.

 

METODOLOGIA DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Análise dos Fundamentos da pesquisa em direitos humanos. Apropriação dos procedimentos metodológicos e técnicos para a elaboração do Artigo de conclusão do curso. Estudos dos procedimentos relativos à pesquisa e à sistematização de experiências educativas em direitos humanos.

 

DIVERSIDADE E GÊNERO

Discussão sobre gênero: um conceito importante para o conhecimento do mundo social. Apropriação cultural da diferença sexual e da importância dos movimentos sociais na luta contra as desigualdades de gênero. Análise das relações de gênero e trabalho e de gênero e cotidiano escolar.

 

DIVERSIDADE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Problematização das noções de raça, racismo e etnicidade. Análise da relação entre as classificações raciais e as formas de racismo, da desigualdade racial, dos estereótipos, do preconceito e da discriminação racial.

 

DIVERSIDADE, SEXUALIDADE E ORIENTAÇÃO SEXUAL

Apropriação dos conceitos de Sexualidade e Diversidade Cultural. Enfrentamento da Discriminação. Compreensão das categorias Identidade de gênero e orientação sexual. Discutindo saúde, sexualidade e reprodução e sexualidade no cotidiano escolar.

 

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Aproximação às primeiras declarações de direito e seus contextos históricos. Análise dos Fundamentos históricos dos direitos humanos, considerando a concepção universal e cultural dos direitos humanos. Estudo da Memória, Verdade e Educação em Direitos Humanos e da História da cidadania e da cidadania no Brasil. Apropriação da História da Educação em Direitos Humanos no Brasil.

 

FUNDAMENTOS ÉTICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Estudos dos pressupostos filosóficos dos direitos humanos: ética, direitos humanos e cidadania. Problematização dos direitos humanos na contemporaneidade. Análise das concepções de Justiça e Direitos Humanos.

 

FUNDAMENTOS POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Estudos das teorias políticas e dos Direitos Humanos. Análise das diferentes concepções de democracia: democracia e liberdade; democracia e igualdade. Democracia e Participação Cidadã. Direitos Humanos, globalização e geopolítica.

 

FUNDAMENTOS JURÍDICOS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Análise dos Direitos Humanos na Constituição brasileira e dos Direitos Fundamentais Sociais. Apropriação das Instituições incumbidas da defesa dos direitos humanos e dos respectivos Remédios processuais.

 

DIREITOS HUMANOS: AMBIENTE ESCOLAR E PRÁXIS PEDAGÓGICA

Discussão sobre prática pedagógica e dialogicidade na constituição das relações entre os sujeitos da comunidade educativa. Problematização acerca das possibilidades de uma experiência vivencial da práxis de Direitos Humanos na Escola.

 

PLANO DE AÇÃO EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Formulação de propostas, estratégias e indicadores de avaliação em Educação em e para os Direitos Humanos.

 

FUNDAMENTOS EDUCACIONAIS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Análise dos princípios pedagógicos e metodológicos que norteiam uma educação aos Direitos Humanos na educação formal e na educação popular, para a difusão de uma cultura da justiça, da paz e da tolerância. Discussão sobre as Diretrizes da ONU para a inserção dos direitos humanos no ensino formal e não-formal. Apropriação do Plano Mundial de Educação em Direitos Humanos, do Plano Latino-Americano de Educação em Direitos Humanos, do Sistema Nacional de Direitos Humanos; do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos: com ênfase na Educação Básica e Ensino Superior.

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Aprofundamento e sistematização de uma temática escolhida pela aluna e pelo aluno ao longo do curso ou durante a elaboração do Plano de Ação em Educação em Direitos Humanos. Produção de um trabalho acadêmico-científico.

 

CONTATO

e-mail: pgedh@furg.br

 
   Disciplinas / Professores  
 
  • 01114P - Alfabetização Digital - Esp em Direitos Humanos - EAD
    CARLOS ALEXANDRE MICHAELLO MARQUES Indefinido
    Sheila Stolz da Silveira Doutorado
  • 08045P - Direitos Humanos: Ambiente Escolar e Práxis Pedagógica
    Sheila Stolz da Silveira Doutorado
  • 10064P - Diversidade e Gênero
    Sheila Stolz da Silveira Doutorado
  • 10065P - Diversidade e Relações Étnico-raciais
    Anderson Orestes Cavalcante Lobato Doutorado
  • 08038P - Diversidade: Sexualidade e Orientação Sexual
    Renato Duro Dias Doutorado
    Sheila Stolz da Silveira Doutorado
  • 08047P - Fundamentos Educacionais da Educação em Direitos Humanos
    Salah Hassan Khaled Junior Doutorado
    Sheila Stolz da Silveira Doutorado
  • 08041P - Fundamentos Ético-Filosóficos da Educação em Direitos Humanos
    Sheila Stolz da Silveira Doutorado
  • 08040P - Fundamentos Históricos da Educação em Direitos Humanos
    Francisco Quintanilha Veras Neto Doutorado
    Sheila Stolz da Silveira Doutorado
  • 08043P - Fundamentos Jurídicos da Educação em Direitos Humanos
    Eder Dion de Paula Costa Doutorado
    Sheila Stolz da Silveira Doutorado
  • 08042P - Fundamentos Políticos da Educação em Direitos Humanos
    Raquel Fabiana Lopes Sparemberger Doutorado
    Sheila Stolz da Silveira Doutorado
  • 08039P - Metodologia de Estudos e Pesquisas em Educação em Direitos Humanos
    Carlos Andre Sousa Birnfeld Doutorado
    Sheila Stolz da Silveira Doutorado
  • 08046P - Plano de Ação em Educação em Direitos Humanos
    Sheila Stolz da Silveira Doutorado
  • 08044P - Trabalho de Conclusão de Curso (Esp Ed D H)
    Sheila Stolz da Silveira Doutorado
 
   Seleções  
 
 
       
         
Desenvolvido e mantido pelo
Núcleo de Tecnologia da Informação