O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PPGMC) da FURG compreende atualmente um curso de Mestrado e Doutorado interdisciplinar, com o objetivo de qualificar seus egressos para a solução de problemas que necessitem conhecimentos teóricos e aplicados sobre modelos físicos e matemáticos, e suas resoluções eficientes, através de simulações numéricas e métodos computacionais. O curso foi aprovado pela CAPES em 2006, e se encontra organizado através de três linhas de pesquisa:
COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA E MODELAGEM FÍSICA, MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA
Estudo e desenvolvimento de metodologias numéricas e analíticas relacionadas à Modelagem Computacional, atuando no desenvolvimento de abordagens para modelos físicos e matemáticos capazes de promover a descrição e análise de sistemas complexos, com aplicações em ciência e engenharia: otimização, problemas inversos, modelos estocásticos, modelagem, processamento e análise de dados científicos. Tem como meta promover a interação sinergética de diferentes domínios do conhecimento, provendo ferramentas para investigar fenômenos complexos que, até recentemente, não poderiam ser tratados dentro do domínio estrito das disciplinas estabelecidas.
MECÂNICA COMPUTACIONAL
Esta linha de pesquisa tem como principal foco a abordagem numérica de problemas de engenharia relacionados com mecânica dos fluidos, transferência de calor e mecânica dos sólidos. Entre os objetivos, visa obter recomendações para problemas de engenharia, como o dimensionamento de dispositivos empregados para
conversão de energias renováveis em energia elétrica, processos de fabricação, analise estrutural, simulação de arranjos complexos de artefatos, tais como aletas,
trocadores de calor, entre outros. A otimização geométrica dos diversos sistemas de engenharia mencionados e o estudo de fenomenologias complexas também são estudados numericamente.
MODELAGEM DE FENOMENOS GEOFISICOS
Estudo dos fenômenos evolutivos e adaptativos associados com a Modelagem de Fluidos e Fenômenos de Transporte com enfase em problemas de circulação oceânica e atmosférica e dispersão de poluentes.
Nestas áreas, diferentes grupos de pesquisa atuam de forma interdisciplinar objetivando conceber e utilizar modelos matemáticos e sistemas computacionais que permitam analisar, resolver e simular problemas complexos.
Inúmeras são as pesquisas realizadas em engenharia e ciências ambientais que envolvem modelagem numérica e tratamento de grande quantidade de dados. O estudo de problemas como: previsão meteorológica, dispersão de poluentes, interações praia-oceano-atmosfera, injeção de polímeros, transferência de calor, são exemplos típicos. Muitos desses problemas pertencem ao domínio da dinâmica de fluidos computacional. Os modelos adotados para solucioná-los, apesar de serem conhecidos há algum tempo, apenas recentemente ganharam uma dimensão aplicada, dada à possibilidade de serem resolvidos com o uso de computação de alto desempenho atualmente disponibilizada por sistemas de computação economicamente acessíveis (clusters de computadores, por exemplo).
Tal volume crescente de dados a serem lidos, processados e interpretados conduzem a necessidade de novos métodos de análise. Surge assim, a possibilidade de uso de técnicas de visualização, que associadas a Computação de Alto Desempenho, podem conduzir ao entendimento, de forma visual, da complexidade dos objetos modelados e suas interações.
Assim, esta proposta pretende fornecer infraestrutura básica para o estudo, desenvolvimento e disponibilização de Sistemas Computacionais de Análise, Processamento e Visualização Científica e de Engenharia capazes de processar e extrair informações de grandes conjuntos de dados.
O conjunto de disciplinas procura atender às necessidades de formação básica em Modelagem Computacional e de formação específica, relacionadas às linhas e projetos de pesquisa. O aluno deve cursar três disciplinas obrigatórias e completar seus créditos com disciplinas optativas.
Todos os alunos (mestrandos e doutorandos) devem obrigatoriamente cursar as seguintes disciplinas:
1) Atividades Interdisciplinares (3 créditos)
2) Algoritmos e Programas (3 créditos)
3) Algebra Linear Computacional (3 créditos)
Os alunos de doutorado devem ainda cursar obrigatoriamente as disciplinas de Seminários I, II e III (1
crédito por cada disciplina), que são disciplinas que tem como objetivo fazer o acompanhamento do
desenvolvimentos das suas teses de doutorado.