CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UNIDADE COORDENADORA DO CURSO
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES
Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Secretaria de Município da Educação -SMEd/Rio Grande
Coordenadoria Regional de Educação 18 – Rio Grande/RS
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
EDIÇÕES DO CURSO
Período de Realização: março a dezembro
Primeira edição: 2022-2024
Segunda edição: 2024-2026
CARACTERIZAÇÃO DO CURSO
Duração do curso: 24 meses
Carga Horária: 450 horas/aula
Modalidade do curso: Regular – Tempo parcial
Número de vagas: até 25
Público-alvo:
* Professores/as de Educação Física
* Professores/as de Educação Infantil
* Professores/as dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Local de realização do Curso: Campus Carreiros da FURG
Dias e horários das aulas: as aulas ocorrerão no turno noturno, em dois dias da semana, das 18h50min às 22h20min, podendo acontecer também aos sábados, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h. A cada novo edital, ficará a critério da comissão de seleção informar aos candidatos os dias da semana em que as aulas do curso ocorrerão.
OBJETIVO GERAL
Oportunizar espaços de formação continuada a professores/as de Educação Física, Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, proporcionando o estudo e a discussão da prática pedagógica da Educação Física na escola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Propiciar o aperfeiçoamento técnico, pedagógico, ético e político para a atuação com os elementos da cultura corporal no espaço escolar;
* Realizar processo investigativo, utilizando procedimentos da pesquisa acadêmica, sobre uma determinada temática relacionada com a Educação Física escolar;
* Agregar novos saberes e práticas àqueles já construídos no decorrer da formação inicial e/ou atuação como professor/a;
* Produzir um ambiente para o livre pensar sobre a cultura corporal e suas possibilidades enquanto elemento importante na construção da cidadania;
* Contribuir com a preparação de profissionais que atuem na área da cultura corporal no âmbito da escola.
JUSTIFICATIVA
A Educação Física no âmbito escolar ganha status de componente curricular obrigatório de toda a Educação Básica na década de 1990 a partir da publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LBD (BRASIL, 1996). Até então, seu campo de atuação na educação básica estava regulamentada como uma prática obrigatória na escola para turmas de crianças a partir dos sete anos até completarem a idade de 18 anos (BRASIL, 1961). Esse marco legal de meados dos anos 1990 decorre de um cenário fértil de problematizações em período de redemocratização do país.
Como efeito, no que se refere às orientações para o ensino dos conteúdos da Educação Física na escola, observa-se a presença de diferentes abordagens pedagógicas propostas por estudiosos da área. As abordagens que tratamos aqui são as que surgiram, especialmente, a partir da década de 1980, momento em que intensas críticas eram feitas em relação ao predomínio do conteúdo esportivo nas aulas de Educação Física na escola. Sendo algumas delas, a abordagem desenvolvimentista, crítico-superadora, crítico-emancipatória e saúde renovada (DARIDO; NETO, 2011).
Recentemente, assistimos a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017). Este documento, de caráter normativo, explicita as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da Educação Infantil e Ensino Fundamental. A Educação Física, está presente na BNCC a partir do Ensino Fundamental. Além das 10 competências específicas apresentadas no documento e traduzidas como os direitos de aprendizagem dos alunos, estão expostas as unidades temáticas a serem trabalhadas em cada ano do Ensino Fundamental: brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, danças, lutas e práticas corporais de aventura (BRASIL, 2017).
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CURSO
PROCESSO SELETIVO
Requisitos
Serão admitidas inscrições de candidatos(as) brasileiros ou estrangeiros portadores de diploma de Curso Superior em Educação Física ou outra Licenciatura, reconhecidos pelo Ministério de Educação dos seus respectivos países, desde que sua área de atuação esteja presente na Escola.
Inscrições
A inscrição dos(as) candidatos(as) será feita pelo SIPOSG (Sistema de inscrições dos cursos de Pós-Graduação - https://siposg.furg.br/curso/1079), no período divulgado no edital. No ato da inscrição deverão ser entregues os seguintes documentos:
- Ficha de inscrição
- Cópia digitalizada do Diploma de Curso Superior
- Cópia digitalizada do Histórico Escolar da Graduação
- Currículo lattes documentado
- Carta de intenções
Homologação das inscrições
Será efetuada até dois dias úteis após o final das inscrições.
Seleção
A seleção dos(as) candidatos(as) será realizada pela Comissão de Seleção designada pela Coordenação do Curso, no período definido no edital e basear-se-á nos seguintes procedimentos:
- Análise da carta de intenções
- Análise do currículo lattes documentado
- Entrevista
O resultado da seleção será divulgado na data prevista no edital, no Centro Esportivo da FURG, disponibilizado através da home-page da Universidade no seguinte endereço: www.furg.br
Matrícula
Os candidatos aprovados no processo de seleção deverão, na matrícula, apresentar a seguinte documentação original e cópia ou cópia autenticada:
1.diploma ou certificado ou atestado de conclusão do curso de graduação;
2. certidão de nascimento ou casamento;
3. CPF e RG.
Estrutura do Curso
A estrutura do curso será composta de quatro blocos de Disciplinas e Seminários Integradores (ao final de cada Bloco de Disciplinas), ambos obrigatórios. Para efeito de integralização do curso, todas as atividades obrigatórias serão computadas como disciplinas.
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO(A) ALUNO(A) NO CURSO
Avaliação
Durante o desenvolvimento de cada disciplina cursada, o aluno deverá comprovar seu aproveitamento. A avaliação, a ser definida pelo professor responsável da disciplina, poderá constituir-se através de prova escrita, participação em seminários ou outras formas que garantam o processo. O rendimento dos alunos nas disciplinas será avaliado, utilizando-se notas de 0 a 10. O curso não prevê a realização de exames para as disciplinas cursadas.
Aprovação
Será aprovado(a) o(a) aluno(a) que cumprir com a totalidade das seguintes condições:
- frequência mínima de 75% em cada disciplina cursada;
- completar no mínimo o número de créditos previsto na estrutura do curso;
- obter média igual ou superior a 07 (sete) em cada disciplina cursada;
- entregar e defender o trabalho de conclusão de curso, obtendo média igual ou superior a 07 (sete);
- Comprovar 15h (1 crédito) de participação em eventos acadêmicos até a conclusão do curso, ficando a cargo da coordenação do curso estabelecer o prazo final para o envio pelo acadêmico dos comprovantes de participação.
Certificado
Os(as) alunos(as) que cumprirem com os requisitos expressos acima, terão direito ao Certificado de Especialista em Educação Física Escolar, a ser expedido de acordo com as normas vigentes na Universidade.
CRONOGRAMA DAS DISCIPLINAS
I Semestre
Será oferecido o bloco I de disciplinas comuns, composto de duas disciplinas de 30 horas, uma disciplina de 45 horas e um Seminário Integrador de 15 horas.
Bloco I de disciplinas
|
- Epistemologias da Educação Física – 30 h
(2 créditos)
- Teorias do currículo, Educação e Educação Física – 30h (2 créditos)
- Pesquisas em Educação Física escolar – 45h – (3 créditos)
- Seminário Integrador I – 15h (1 crédito)
|
Carga Horária Total e de Créditos:
120h e 8 créditos
|
II Semestre
Será oferecido o bloco II de disciplinas comuns, composto de duas disciplinas de 30 horas, um Seminário Integrador de 15 horas e a disciplina de Orientação de estudos I de 30 horas.
Bloco II de disciplinas
|
- Educação Física e Cultura Corporal – 30h (2 créditos)
- Educação Física Escolar e Inclusão – 30h (2 créditos)
- Seminário Integrador II – 15h (1 crédito)
- Orientação de estudos I – 30h (2 créditos)
|
Carga Horária Total e de Créditos:
105h e 7 créditos
|
III Semestre
Será oferecido o bloco III de disciplinas comuns, composto de duas disciplinas de 30 horas, um Seminário Integrador de 15 horas e a disciplina de Orientação de estudos II de 30 horas.
Bloco III de disciplinas
|
- Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais – 30h (2 créditos)
- A Criança e o Brincar – 30h (2 créditos)
- Seminário Integrador III – 15h (1 crédito)
- Orientação de estudos II – 30h (2 créditos)
|
Carga Horária Total e de Créditos:
105h e 7 créditos
|
IV Semestre
Será oferecido o bloco IV de disciplinas comuns, composto de duas disciplinas de 30 horas, um Seminário Integrador de 15 horas e a disciplina de Orientação de estudos III de 30 horas.
Bloco IV de disciplinas
|
- Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio – 30h (2 créditos)
- Educação Física e Saúde na escola – 30h (2 créditos)
- Seminário Integrador III – 15h (1 crédito)
- Orientação de estudos III – 30h (2 créditos)
|
Carga Horária Total e de Créditos:
105h e 7 créditos
|
Créditos para Totalização
Total de 30 créditos.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
O desenvolvimento da atividade de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso consiste em três fases:
Fase 1: conclusão da disciplina de Orientação de Estudos I (30h e 2 créditos). Essa disciplina consiste na designação de um professor/a orientador/a e na definição da proposta e do problema de pesquisa. Todos os professores que compõem o quadro de docentes neste curso estão aptos a serem orientadores de TCC.
Fase 2: conclusão da disciplina de Orientação de Estudos II ( 30h e 2 créditos). Essa disciplina consiste no processo de produção e análise dos dados da pesquisa.
Fase 3: conclusão da disciplina de Orientações de Estudo III (30h e 2 créditos). Essa disciplina consiste na elaboração final do TCC, apresentação e defesa pública perante uma banca examinadora.
A versão final do TCC deverá ser entregue em uma via impressa e uma via digitalizada à Coordenação do Curso, seguindo cronograma estipulado por esta, consideradas as sugestões da banca examinadora.
A banca examinadora do TCC será composta pelo/a professor/a orientador/a e mais dois/duas professores/as, tendo como titulação mínima o grau de especialização e comprovada produção acadêmica e/ou experiência profissional na temática do trabalho.
METODOLOGIA DO ENSINO
Os programas das disciplinas serão desenvolvidos mediante aulas expositivas, seminários, oficinas, debates, realização de trabalhos individuais e coletivos, conforme as características de cada disciplina. Poderá ser adotado o Ambiente Virtual de Aprendizagem da FURG como canal de comunicação formal, desenvolvimento de atividades pedagógicas e avaliação entre os estudantes e os professores responsáveis pelas disciplinas. Para cumprir com excelência as tarefas propostas, serão utilizados todos os recursos técnicos e tecnológicos disponíveis na instituição.
RECURSOS HUMANOS
Os recursos humanos necessários para o desenvolvimento do curso são os seguintes:
- Docentes efetivos vinculados à FURG;
- Técnico-administrativos lotados no Instituto de Educação - FURG;
- Docentes convidados.
DADOS RELATIVOS AO CORPO DOCENTE
Corpo docente, titulação e disciplina responsável
Docentes da FURG
|
Titulação
|
Disciplina responsável
|
Alan Goularte Knuth
|
Doutor em Epidemiologia
|
Educação Física e Saúde na escola
Seminário Integrador IV
|
Arisson Vinicius Landgaf Gonçalves
|
Doutor em Educação em Ciências
|
Epistemologia da Educação Física
Seminário Integrador I
|
Billy Graeff Bastos
|
Doutor em Sociologia do Esporte
|
Pesquisas em Educação Física escolar
Seminário Integrador I
|
Gustavo da Silva Freitas
|
Doutor em Educação em Ciências
|
Educação Física e Cultura Corporal
Seminário Integrador II
|
Iván Gregorio Silva Miguel
|
Doutor em Educação
|
Pesquisas em Educação Física escolar
Seminário Integrador I
|
Leandro Quadro Corrêa
|
Doutor em Educação Física
|
Educação Física e Saúde na escola
Pesquisas em Educação Física escolar Seminário Integrador IV
|
Leila Cristiane Pinto Finoqueto
|
Doutora em Educação
|
Teorias do currículo, Educação e Educação Física
Seminário Integrador I
|
Luciana Toaldo Gentilini Ávila
|
Doutora em Educação
|
Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais
A Criança e o Brincar
Seminário Integrador III
|
Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer
|
Doutor em Educação em Ciências
|
Epistemologia da Educação Física
Seminário Integrador I
|
Maurício Cravo dos Reis
|
Doutor em Educação em Ciências
|
Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais
A Criança e o Brincar
Seminário Integrador III
|
Docentes Externos
|
Titulação / Instituição de Origem
|
|
Dinair Rodrigues França
|
Especialista em Educação Física Escolar e Especialista em Educação Especial e Inclusiva com ênfase em surdez e Libras/Secretaria de Município da Educação (SMEd)
|
Educação Física Escolar e Inclusão
Seminário Integrador II
|
Elisabete Bongalhardo Acosta
|
Mestre em Enfermagem e Saúde/ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
|
Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Seminário Integrador IV
|
Felipe de Oliveira Motta
|
Especialista em Educação Inclusiva /Secretaria de Município da Educação (SMEd)
|
Educação Física Escolar e Inclusão
Seminário Integrador II
|
Lucas Cardozo Bagatini
|
Mestre em Educação Física /Coordenadoria Regional de Educação 18
|
Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais
Educação Física e Saúde na escola
Seminário Integrador III
|
Leontine Lima dos Santos
|
Doutora em Educação Física/Secretaria de Município de Educação
|
Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Seminário Integrador IV
|
Marcel Anghinoni Cardoso
|
Mestre em Educação Física /Coordenadoria Regional de Educação 18
|
Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Seminário Integrador IV
|
Simone de Araújo Spotorno Marchand
|
Mestre em Educação/ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
|
Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Seminário Integrador IV
|
RECURSOS FÍSICOS E MATERIAIS
Instalações
A sede do curso será no Centro Esportivo da FURG, localizado no Campus Carreiros.
As aulas serão ministradas nos seguintes locais:
- Centro Esportivo
- Área dos Pavilhões de Ensino do Campus Carreiros
Biblioteca
Os alunos poderão utilizar o acervo relacionado ao curso, bem como as demais bibliotecas existentes na Instituição mediante acordo prévio entre a Coordenação do Curso e os responsáveis pelos referidos acervos.
Material didático
Será fornecido pelo curso, dentro das condições orçamentárias possíveis, possibilitando aos alunos o acesso a materiais físicos e digitais necessários para o cumprimento das tarefas propostas pelos docentes.
Reprografia
Será utilizada a estrutura existente no âmbito da Instituição, buscando-se os canais internos competentes para que se assegure condições suficientes aos alunos para o bom desenvolvimento do Curso.
Secretaria
As demandas oriundas do curso serão integralmente atendidas pela secretaria do Instituto de Educação.
Recursos de informática
Serão utilizados os recursos disponíveis no laboratório de informática do Curso de Educação Física e do Instituto de Educação, assim como os recursos lotados em outros espaços como, por exemplo, na biblioteca do Campus Carreiros.
ASPECTOS FINANCEIROS
O Curso será desenvolvido com recursos provenientes das seguintes fontes:
- da FURG, mediante o aporte de seu corpo funcional, docente e técnico-administrativo; através de suas estruturas, física e administrativa, além dos recursos materiais, tais como, bibliotecas, microcomputadores, projetores, multimídias, fotocopiadoras, telefone, fax, material de consumo e demais equipamentos necessários ao bom andamento do Curso;
- não serão cobradas quaisquer taxas dos alunos matriculados durante a realização do curso.
CONTATO TELEFONICO: (53) 3233-6500