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Especialização - Educação Física Escolar
   Informações  
 

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

 

UNIDADE COORDENADORA DO CURSO

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO

 

INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES

Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Secretaria de Município da Educação -SMEd/Rio Grande

Coordenadoria Regional de Educação 18 – Rio Grande/RS

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

 

EDIÇÕES DO CURSO

Período de Realização: março a dezembro

Primeira edição: 2022-2024

Segunda edição: 2024-2026

 

CARACTERIZAÇÃO DO CURSO

Duração do curso: 24 meses

Carga Horária: 450 horas/aula

Modalidade do curso: Regular – Tempo parcial

Número de vagas: até 25

Público-alvo:

* Professores/as de Educação Física

* Professores/as de Educação Infantil

* Professores/as dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 

 

Local de realização do Curso: Campus Carreiros da FURG

 

Dias e horários das aulas: as aulas ocorrerão no turno noturno, em dois dias da semana, das 18h50min às 22h20min, podendo acontecer também aos sábados, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h. A cada novo edital, ficará a critério da comissão de seleção informar aos candidatos os dias da semana em que as aulas do curso ocorrerão. 

 

 

OBJETIVO GERAL

 

Oportunizar espaços de formação continuada a professores/as de Educação Física, Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, proporcionando o estudo e a discussão da prática pedagógica da Educação Física na escola.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

* Propiciar o aperfeiçoamento técnico, pedagógico, ético e político para a atuação com os elementos da cultura corporal no espaço escolar;

* Realizar processo investigativo, utilizando procedimentos da pesquisa acadêmica, sobre uma determinada temática relacionada com a Educação Física escolar;

* Agregar novos saberes e práticas àqueles já construídos no decorrer da formação inicial e/ou atuação como professor/a;

* Produzir um ambiente para o livre pensar sobre a cultura corporal e suas possibilidades enquanto elemento importante na construção da cidadania;

* Contribuir com a preparação de profissionais que atuem na área da cultura corporal no âmbito da escola.

 

JUSTIFICATIVA

 

A Educação Física no âmbito escolar ganha status de componente curricular obrigatório de toda a Educação Básica na década de 1990 a partir da publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LBD (BRASIL, 1996). Até então, seu campo de atuação na educação básica estava regulamentada como uma prática obrigatória na escola para turmas de crianças a partir dos sete anos até completarem a idade de 18 anos (BRASIL, 1961). Esse marco legal de meados dos anos 1990 decorre de um cenário fértil de problematizações em período de redemocratização do país. 

Como efeito, no que se refere às orientações para o ensino dos conteúdos da Educação Física na escola, observa-se a presença de diferentes abordagens pedagógicas propostas por estudiosos da área. As abordagens que tratamos aqui são as que surgiram, especialmente, a partir da década de 1980, momento em que intensas críticas eram feitas em relação ao predomínio do conteúdo esportivo nas aulas de Educação Física na escola. Sendo algumas delas, a abordagem desenvolvimentista, crítico-superadora, crítico-emancipatória e saúde renovada (DARIDO; NETO, 2011).

Recentemente, assistimos a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017). Este documento, de caráter normativo, explicita as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da Educação Infantil e Ensino Fundamental. A Educação Física, está presente na BNCC a partir do Ensino Fundamental. Além das 10 competências específicas apresentadas no documento e traduzidas como os direitos de aprendizagem dos alunos, estão expostas as unidades temáticas a serem trabalhadas em cada ano do Ensino Fundamental: brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, danças, lutas e práticas corporais de aventura (BRASIL, 2017).

 

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CURSO

 

PROCESSO SELETIVO

 

Requisitos

Serão admitidas inscrições de candidatos(as) brasileiros ou estrangeiros portadores de diploma de Curso Superior em Educação Física ou outra Licenciatura, reconhecidos pelo Ministério de Educação dos seus respectivos países, desde que sua área de atuação esteja presente na Escola.

 

Inscrições

A inscrição dos(as) candidatos(as) será feita pelo SIPOSG (Sistema de inscrições dos cursos de Pós-Graduação - https://siposg.furg.br/curso/1079), no período divulgado no edital.  No ato da inscrição deverão ser entregues os seguintes documentos:

 

  1. Ficha de inscrição
  2. Cópia digitalizada do Diploma de Curso Superior
  3. Cópia digitalizada do Histórico Escolar da Graduação
  4. Currículo lattes documentado
  5. Carta de intenções

 

Homologação das inscrições

Será efetuada até dois dias úteis após o final das inscrições.

 

Seleção

A seleção dos(as) candidatos(as) será realizada pela Comissão de Seleção designada pela Coordenação do Curso, no período definido no edital e basear-se-á nos seguintes procedimentos:

 

  1. Análise da carta de intenções
  2. Análise do currículo lattes documentado
  3. Entrevista

 

O resultado da seleção será divulgado na data prevista no edital, no Centro Esportivo da FURG, disponibilizado através da home-page da Universidade no seguinte endereço: www.furg.br

 

Matrícula

Os candidatos aprovados no processo de seleção deverão, na matrícula, apresentar a seguinte documentação original e cópia ou cópia autenticada:

 

1.diploma ou certificado ou atestado de conclusão do curso de graduação;

2. certidão de nascimento ou casamento;

3. CPF e RG.

 

Estrutura do Curso

A estrutura do curso será composta de quatro blocos de Disciplinas e Seminários Integradores (ao final de cada Bloco de Disciplinas), ambos obrigatórios. Para efeito de integralização do curso, todas as atividades obrigatórias serão computadas como disciplinas.

 

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO(A) ALUNO(A) NO CURSO

 

Avaliação

Durante o desenvolvimento de cada disciplina cursada, o aluno deverá comprovar seu aproveitamento. A avaliação, a ser definida pelo professor responsável da disciplina, poderá constituir-se através de prova escrita, participação em seminários ou outras formas que garantam o processo.  O rendimento dos alunos nas disciplinas será avaliado, utilizando-se notas de 0 a 10. O curso não prevê a realização de exames para as disciplinas cursadas.

 

Aprovação

Será aprovado(a) o(a) aluno(a) que cumprir com a totalidade das seguintes condições:

  • frequência mínima de 75% em cada disciplina cursada;
  • completar no mínimo o número de créditos previsto na estrutura do curso;
  • obter média igual ou superior a 07 (sete) em cada disciplina cursada;
  • entregar e defender o trabalho de conclusão de curso, obtendo média igual ou superior a 07 (sete);
  • Comprovar 15h (1 crédito) de participação em eventos acadêmicos até a conclusão do curso, ficando a cargo da coordenação do curso estabelecer o prazo final para o envio pelo acadêmico dos comprovantes de participação.

 

 

Certificado

Os(as) alunos(as) que cumprirem com os requisitos expressos acima, terão direito ao Certificado de Especialista em Educação Física Escolar, a ser expedido de acordo com as normas vigentes na Universidade.

 

CRONOGRAMA DAS DISCIPLINAS

 

I Semestre

 

          Será oferecido o bloco I de disciplinas comuns, composto de duas disciplinas de 30 horas, uma disciplina de 45 horas e um Seminário Integrador de 15 horas.

 

 

 

Bloco I de disciplinas

- Epistemologias da Educação Física – 30 h

(2 créditos)

- Teorias do currículo, Educação e Educação Física – 30h (2 créditos)

- Pesquisas em Educação Física escolar – 45h – (3 créditos)

- Seminário Integrador I – 15h (1 crédito)

Carga Horária Total e de Créditos:

120h e 8 créditos

  

II Semestre

 

          Será oferecido o bloco II de disciplinas comuns, composto de duas disciplinas de 30 horas, um Seminário Integrador de 15 horas e a disciplina de Orientação de estudos I de 30 horas.

 

 

Bloco II de disciplinas

- Educação Física e Cultura Corporal – 30h (2 créditos)

- Educação Física Escolar e Inclusão – 30h (2 créditos)

- Seminário Integrador II – 15h (1 crédito)

- Orientação de estudos I – 30h (2 créditos)

 

Carga Horária Total e de Créditos:

105h e 7 créditos

 

 III Semestre

 

Será oferecido o bloco III de disciplinas comuns, composto de duas disciplinas de 30 horas, um Seminário Integrador de 15 horas e a disciplina de Orientação de estudos II de 30 horas.

Bloco III de disciplinas

- Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais – 30h (2 créditos)

- A Criança e o Brincar – 30h (2 créditos)

- Seminário Integrador III – 15h (1 crédito)

- Orientação de estudos II – 30h (2 créditos)

Carga Horária Total e de Créditos:

105h e 7 créditos

 

IV Semestre

          Será oferecido o bloco IV de disciplinas comuns, composto de duas disciplinas de 30 horas, um Seminário Integrador de 15 horas e a disciplina de Orientação de estudos III de 30 horas.

 

Bloco IV de disciplinas

- Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio – 30h (2 créditos)

- Educação Física e Saúde na escola – 30h (2 créditos)

- Seminário Integrador III – 15h (1 crédito)

- Orientação de estudos III – 30h (2 créditos)

Carga Horária Total e de Créditos:

105h e 7 créditos

 

Créditos para Totalização

 

Total de 30 créditos.

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

 

O desenvolvimento da atividade de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso consiste em três fases:

 

Fase 1: conclusão da disciplina de Orientação de Estudos I (30h e 2 créditos). Essa disciplina consiste na designação de um professor/a orientador/a e na definição da proposta e do problema de pesquisa. Todos os professores que compõem o quadro de docentes neste curso estão aptos a serem orientadores de TCC.

 

Fase 2: conclusão da disciplina de Orientação de Estudos II ( 30h e 2 créditos). Essa disciplina consiste no processo de produção e análise dos dados da pesquisa.

 

Fase 3: conclusão da disciplina de Orientações de Estudo III (30h e 2 créditos). Essa disciplina consiste na elaboração final do TCC, apresentação e defesa pública perante uma banca examinadora.

 

A versão final do TCC deverá ser entregue em uma via impressa e uma via digitalizada à Coordenação do Curso, seguindo cronograma estipulado por esta, consideradas as sugestões da banca examinadora.  

 

A banca examinadora do TCC será composta pelo/a professor/a orientador/a e mais dois/duas professores/as, tendo como titulação mínima o grau de especialização e comprovada produção acadêmica e/ou experiência profissional na temática do trabalho.

 

METODOLOGIA DO ENSINO

 

Os programas das disciplinas serão desenvolvidos mediante aulas expositivas, seminários, oficinas, debates, realização de trabalhos individuais e coletivos, conforme as características de cada disciplina. Poderá ser adotado o Ambiente Virtual de Aprendizagem da FURG como canal de comunicação formal, desenvolvimento de atividades pedagógicas e avaliação entre os estudantes e os professores responsáveis pelas disciplinas. Para cumprir com excelência as tarefas propostas, serão utilizados todos os recursos técnicos e tecnológicos disponíveis na instituição.

 

RECURSOS HUMANOS

 

Os recursos humanos necessários para o desenvolvimento do curso são os seguintes:

  • Docentes efetivos vinculados à FURG;
  • Técnico-administrativos lotados no Instituto de Educação - FURG;
  • Docentes convidados.

 

DADOS RELATIVOS AO CORPO DOCENTE

 

Corpo docente, titulação e disciplina responsável

 

Docentes da FURG

Titulação

Disciplina responsável

Alan Goularte Knuth

Doutor em Epidemiologia

Educação Física e Saúde na escola

Seminário Integrador IV

Arisson Vinicius Landgaf Gonçalves

Doutor em Educação em Ciências

Epistemologia da Educação Física

Seminário Integrador I

Billy Graeff Bastos

Doutor em Sociologia do Esporte

Pesquisas em Educação Física escolar

Seminário Integrador I

Gustavo da Silva Freitas

Doutor em Educação em Ciências

Educação Física e Cultura Corporal

Seminário Integrador II

Iván Gregorio Silva Miguel

Doutor em Educação

Pesquisas em Educação Física escolar

Seminário Integrador I

Leandro Quadro Corrêa

Doutor em Educação Física

Educação Física e Saúde na escola

Pesquisas em Educação Física escolar Seminário Integrador IV

Leila Cristiane Pinto Finoqueto

Doutora em Educação

Teorias do currículo, Educação e Educação Física

Seminário Integrador I

Luciana Toaldo Gentilini Ávila

Doutora em Educação

Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais

A Criança e o Brincar

Seminário Integrador III

Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer

Doutor em Educação em Ciências

Epistemologia da Educação Física

Seminário Integrador I 

Maurício Cravo dos Reis

Doutor em Educação em Ciências

Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais

A Criança e o Brincar

Seminário Integrador III

Docentes Externos

Titulação / Instituição de Origem

 

Dinair Rodrigues França

Especialista em Educação Física Escolar e Especialista em Educação Especial e Inclusiva com ênfase em surdez e Libras/Secretaria de Município da Educação (SMEd)

Educação Física Escolar e Inclusão

Seminário Integrador II

Elisabete Bongalhardo Acosta

Mestre em Enfermagem e Saúde/ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Seminário Integrador IV

Felipe de Oliveira Motta

Especialista em Educação Inclusiva /Secretaria de Município da Educação (SMEd)

Educação Física Escolar e Inclusão

Seminário Integrador II

Lucas Cardozo Bagatini

Mestre em Educação Física /Coordenadoria Regional de Educação 18

Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais

Educação Física e Saúde na escola

Seminário Integrador III

Leontine Lima dos Santos

Doutora em Educação Física/Secretaria de Município de Educação

Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Seminário Integrador IV

Marcel Anghinoni Cardoso

Mestre em Educação Física /Coordenadoria Regional de Educação 18

Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Seminário Integrador IV

Simone de Araújo Spotorno Marchand

Mestre em Educação/ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Seminário Integrador IV

 

RECURSOS FÍSICOS E MATERIAIS

 

Instalações

A sede do curso será no Centro Esportivo da FURG, localizado no Campus Carreiros.

As aulas serão ministradas nos seguintes locais:

  • Centro Esportivo
  • Área dos Pavilhões de Ensino do Campus Carreiros

 

Biblioteca

Os alunos poderão utilizar o acervo relacionado ao curso, bem como as demais bibliotecas existentes na Instituição mediante acordo prévio entre a Coordenação do Curso e os responsáveis pelos referidos acervos.

 

Material didático

Será fornecido pelo curso, dentro das condições orçamentárias possíveis, possibilitando aos alunos o acesso a materiais físicos e digitais necessários para o cumprimento das tarefas propostas pelos docentes.

 

Reprografia

Será utilizada a estrutura existente no âmbito da Instituição, buscando-se os canais internos competentes para que se assegure condições suficientes aos alunos para o bom desenvolvimento do Curso.

 

Secretaria

As demandas oriundas do curso serão integralmente atendidas pela secretaria do Instituto de Educação.

 

Recursos de informática

Serão utilizados os recursos disponíveis no laboratório de informática do Curso de Educação Física e do Instituto de Educação, assim como os recursos lotados em outros espaços como, por exemplo, na biblioteca do Campus Carreiros.

 

 

ASPECTOS FINANCEIROS

 

O Curso será desenvolvido com recursos provenientes das seguintes fontes:

 

  • da FURG, mediante o aporte de seu corpo funcional, docente e técnico-administrativo; através de suas estruturas, física e administrativa, além dos recursos materiais, tais como, bibliotecas, microcomputadores, projetores, multimídias, fotocopiadoras, telefone, fax, material de consumo e demais equipamentos necessários ao bom andamento do Curso;

 

  • não serão cobradas quaisquer taxas dos alunos matriculados durante a realização do curso.

 

CONTATO TELEFONICO: (53) 3233-6500

 
   Disciplinas / Docentes  
 
  • 09467P - A Criança e o Brincar
    Mauricio Cravo dos Reis Doutorado
  • 09464P - Educação Física e Cultura Corporal
    Gustavo da Silva Freitas Doutorado
  • 09470P - Educação Física e Saúde na Escola
    Alan Goularte Knuth Doutorado
    Leandro Quadro Correa Doutorado
    Luciana Toaldo Gentilini Avila Doutorado
  • 09465P - Educação Física Escolar e Inclusão
    Dinair Rodrigues França
    Felipe de Oliveira Motta
  • 09468P - Educação Física na Educação Infantil e Anos Iniciais
    Luciana Toaldo Gentilini Avila Doutorado
  • 09471P - Educação Física nos Anos Finais do Ens Fund e Ens Médio
    Elisabete Bongalhardo Acosta
    Luciana Toaldo Gentilini Avila Doutorado
  • 09460P - Epistemologias da Educação Física
    Arisson Vinicius Landgraf Goncalves Doutorado
    Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer Doutorado
  • 09477P - Orientação de Estudos I - Esp EdFisEsc
    Alan Goularte Knuth Doutorado
    Arisson Vinicius Landgraf Goncalves Doutorado
    Billy Graeff Bastos Doutorado
    Dinair Rodrigues França
    Elisabete Bongalhardo Acosta
    Felipe de Oliveira Motta
    Gustavo da Silva Freitas Doutorado
    Ivan Gregorio Silva Miguel Doutorado
    Leandro Quadro Correa Doutorado
    Leila Cristiane Pinto Finoqueto Doutorado
    Luciana Toaldo Gentilini Avila Doutorado
    Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer Doutorado
    Mauricio Cravo dos Reis Doutorado
  • 09478P - Orientação de Estudos II - Esp EdFisEsc
    Arisson Vinicius Landgraf Goncalves Doutorado
    Dinair Rodrigues França
    Gustavo da Silva Freitas Doutorado
    Ivan Gregorio Silva Miguel Doutorado
    Leila Cristiane Pinto Finoqueto Doutorado
    Luciana Toaldo Gentilini Avila Doutorado
    Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer Doutorado
    Mauricio Cravo dos Reis Doutorado
  • 09479P - Orientação de Estudos III - Esp EdFisEsc
    Arisson Vinicius Landgraf Goncalves Doutorado
    Dinair Rodrigues França
    Felipe de Oliveira Motta
    Gustavo da Silva Freitas Doutorado
    Ivan Gregorio Silva Miguel Doutorado
    Leila Cristiane Pinto Finoqueto Doutorado
    Luciana Toaldo Gentilini Avila Doutorado
    Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer Doutorado
    Mauricio Cravo dos Reis Doutorado
  • 09462P - Pesquisas em Educação Física escolar
    Ivan Gregorio Silva Miguel Doutorado
    Leandro Quadro Correa Doutorado
  • 09473P - Seminário Especial I
    Billy Graeff Bastos Doutorado
  • 09474P - Seminário Especial II
    Leila Cristiane Pinto Finoqueto Doutorado
  • 09475P - Seminário Especial III
    Arisson Vinicius Landgraf Goncalves Doutorado
    Luciana Toaldo Gentilini Avila Doutorado
  • 09463P - Seminário Integrador I
    Arisson Vinicius Landgraf Goncalves Doutorado
    Ivan Gregorio Silva Miguel Doutorado
    Leandro Quadro Correa Doutorado
    Leila Cristiane Pinto Finoqueto Doutorado
    Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer Doutorado
  • 09466P - Seminário Integrador II
    Dinair Rodrigues França
    Felipe de Oliveira Motta
    Gustavo da Silva Freitas Doutorado
  • 09469P - Seminário Integrador III
    Luciana Toaldo Gentilini Avila Doutorado
    Mauricio Cravo dos Reis Doutorado
  • 09472P - Seminário Integrador IV
    Alan Goularte Knuth Doutorado
    Elisabete Bongalhardo Acosta
    Leandro Quadro Correa Doutorado
  • 09461P - Teorias do currículo, Educação e Educação Física
    Leila Cristiane Pinto Finoqueto Doutorado
 
   Seleções  
 
  • Edital nº01/2022 - Processo Seletivo 2022 - Curso de Especialização em Educação Física Escolar

    Período de inscrição: 27/06/2022 - 05/08/2022

    Período de recursos das Inscrições: 06/08/2022 - 07/08/2022

    Período de recursos da Etapa 1 - carta de intenções: 16/08/2022 - 16/08/2022

    Período de recursos da Etapa 2 - entrevistas: 26/08/2022 - 26/08/2022

    Período de recursos da Etapa 3 - avaliação do currículo: 30/08/2022 - 30/08/2022

    Período de recurso da lista preliminar de classiicação final: 04/09/2022 - 04/09/2022


 
       
         
Desenvolvido e mantido pelo
Núcleo de Tecnologia da Informação