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Universidade Federal do Rio Grande - FURG
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Especialização - Alfabetização (Especialização EaD)
   Informações  
 

Curso Proposto
Curso Lato Sensu em Alfabetização - EAD

 

I PÚBLICO
Professores  que  atuam  na  rede  de  ensino  com  turmas  de  alfabetização  (1º,  2º  e/ou  3º  ano);  e/ou egressos do curso de Pedagogia - Licenciatura, com interesse em aprofundar conhecimentos no campo  da alfabetização.


II VAGAS
Artigo 1º Serão ofertadas 150 vagas em seis polos presenciais:

30 vagas para o Polo de Novo Hamburgo;
30 vagas para o Polo de Sapiranga;
25 vagas para o Polo de Santo Antônio da Patrulha;
25 vagas para o Polo de São José do Norte.

20 vagas para o Polo de Herval

20 vagas para o Polo de Agudo

 

 

Objetivo Geral
- Oportunizar formação continuada às professoras alfabetizadoras preferencialmente da rede pública de ensino que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

- Oportunizar formação em nível de pós graduação lato sensu para os egressos do curso de Pedagogia.

 

Objetivos Específicos
- Constituir um coletivo de aprendizagem no campo da alfabetização de crianças;
- Propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento. 

- Compartilhar saberes que possibilitem a compreensão dos processos de ensino e de aprendizagem em uma perspectiva de currículo integrado;
- Desenvolver uma formação teórico-metodológica com foco em diversos aspectos que desafiam a prática alfabetizadora na contemporaneidade;
- Criar espaço-tempo de reflexão em direção à ressignificação e à inovação de
metodologias de ensino voltadas ao processo de alfabetização de crianças;
- Potencializar e aprimorar a prática das profissionais que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 

 

 

Estrutura e Funcionamento do Curso

 

 

O curso está organizado em  três semestres,divididos em cinco blocos, os quais possibilitam estudar, discutir e analisar os conhecimentos teórico-práticos que envolvem a formação de alfabetizadoras, tendo por foco a articulação teórico-prática que envolve o contexto de sala de aula da alfabetização. Em um processo intencional e efetivo de consolidação de um dos princípios expressos no Projeto Pedagógico Institucional – indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão - a organização, acompanhamento e processos avaliativos relativos ao Curso serão realizados de forma prioritária.
O curso será ofertado na modalidade da Educação a Distância-EAD junto ao Sistema da Universidade Aberta do Brasil -UAB, com financiamento da Capes. Conta com o apoio de tutores a distância, bem como com o apoio da coordenação pedagógica da SEAD. Haverá um encontro presencial por semestre em cada um dos polos quando será realizado um seminário de práticas alfabetizadoras e exposição de material didático de
apoio ao processo de alfabetização e avaliação. O curso contabiliza 360 horas distribuídas em 18 meses.

 

Avaliação
A avaliação da aprendizagem permeia todos os momentos do curso, assim, os como processo contínuo da formação de alfabetizadoras;
Os instrumentos utilizados deverão ser capazes de verificar não apenas o domínio dos conhecimentos teóricos, mas a capacidade do/a estudante em integrar as aprendizagens ao seu fazer. Além disso, a avaliação abrangerá as diferentes atividades, ações e iniciativas didático-pedagógicas compreendidas em cada componente curricular, podendo envolver situações tanto de autoavaliação, como avaliações escritas de caráter individual ou em grupos.
Poderão ser solicitadas produções textuais, trabalhos de pesquisa, seminários, planejamento de salas de aula ficando a critério de cada professor/a a definição dos instrumentos avaliativos. A avaliação em cada disciplina tem como objetivo avaliar a capacidade do/a estudante em articular os diversos conceitos apresentados nas disciplinas, bem como sua capacidade de adequação prática desses conteúdos. Caso o/a
estudante não atinja a nota mínima esperada em alguma avaliação será oportunizado uma segunda avaliação a fim de que tenha a chance de recuperar sua nota. As atividades 
virtuais serão consideradas para avaliação das disciplinas ao longo do curso, sendo que os/as estudantes deverão atingir a média 7 em cada uma das disciplinas com uma nota final em cada disciplina.

 

Trabalho de Conclusão de Curso:

 

Os estudantes deverão apresentar um trabalho final em formato de artigo como requisito para a conclusão do curso. Esse trabalho deverá ser desenvolvido sob a orientação de uma das professoras do corpo docente do curso ou de profissional selecionado por Edital Público para esta atividade. O trabalho consiste em um artigo científico que discute alguma temática relacionada ao trabalho pedagógico nos segmentos da alfabetização.

O Trabalho de Conclusão será apresentado para uma banca composta pelo orientador e por pelo menos 2 docentes, sendo ao menos um deles, do quadro de professores do curso; o outro membro da banca poderá ser do Instituto de Educação e, o terceiro membro poderá ser um profissional que tenha graduação em Pedagogia ou Letras e Mestrado em Educação. O acadêmico terá no máximo 20 minutos para apresentar o trabalho e depois seguirá a arguição dos dois componentes da banca. A banca atribui nota ao trabalho defendido. O acadêmico terá até 20 dias para a entrega da versão final do artigo. No final da banca o estudante receberá a menção Aprovado ou Reprovado. A nota será registrada no sistemas FURG pelo professor orientador.

 
   Disciplinas / Docentes  
 
  • 09452P - Alfabetização e letramento
    Patricia Ignacio Doutorado
  • 09454P - Alfabetização e letramento digital
    Viviani Rios Kwecko Doutorado
  • 09453P - Alfabetização na EJA
    Sabrina das Neves Barreto Doutorado
  • 09457P - Jogos e literatura infantil na alfabetização
    Gabriela Medeiros Nogueira Doutorado
  • 09450P - Mét de alfab no Brasil e as especific do sist da escr alfabética
    Caroline Braga Michel Doutorado
  • 09456P - Metodologia da pesquisa (Esp Alfab_EaD)
    Caroline Braga Michel Doutorado
  • 09458P - Orientações e Trabalho de Conclusão do Curso -TCC (Esp Alfab_EaD)
    Camila Fagundes Machado
    Caroline Braga Michel Doutorado
    Cleuza Maria Sobral Dias Doutorado
    Danielle Monteiro Behrend Doutorado
    Estela Simões
    Gabriela Medeiros Nogueira Doutorado
    Isabel Cristina Rosa Barros Rasia
    Janaina Soares Martins Lapuente Doutorado
    Juciene de Matos Braz
    Juliane de Oliveira Alves Silveira
    Leonilda do Nascimento da Silva
    Patricia Ignacio Doutorado
    Sabrina das Neves Barreto Doutorado
    Silvana Maria Belle Zasso Doutorado
    Susana Schneid Scherer
    Tamires Pereira Duarte Goulart
    Tania Mara de Bastiani
    Viviani Rios Kwecko Doutorado
  • 09451P - Perspectiva discursiva e linguística da alfabetização
    Silvana Maria Belle Zasso Doutorado
  • 09455P - Planejamento e avaliação na alfabetização
    Janaina Soares Martins Lapuente Doutorado
  • 09459P - Seminário Temático (Esp Alfab_EaD)
    Gabriela Medeiros Nogueira Doutorado
 
   Seleções  
 
  • PRORROGAÇÃO PERÍODO DE INSCRIÇÃO- EDITAL RETIFICADO

    Período de inscrição: 21/10/2024 - 06/12/2024


  • Seleção de ESTUDANTES- Especialização em Alfabetização-EAD

    Período de inscrição: 21/10/2024 - 21/11/2024

    Período Recurso Homologação das Inscrições: 12/12/2024 - 12/12/2024

    Período de Recurso da Classificação: 22/01/2025 - 22/01/2025

    Período Recurso da Entrevista de Heteroidentificação: 27/01/2025 - 27/01/2025


  • Especialização em Alfabetização (EAD)

    Período de inscrição: 15/05/2022 - 17/06/2022

    Período de recursos da Homologação: 22/06/2022 - 23/06/2022

    Período de recursos da Classificação: 04/07/2022 - 04/07/2022

    Período de Recurso - da entrevista de heteroidentificação: 07/07/2022 - 07/07/2022


 
       
         
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