SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO – IE
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - FURG
ESPECIALIZAÇÃO EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE: DOS CURRÍCULOS ESCOLARES AOS ESPAÇOS EDUCATIVOS
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Educação para a Sexualidade: dos Currículos Escolares aos Espaços Educativos, em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEaD), ocorrerá na modalidade on-line a fim de ampliar o acesso a esse campo de conhecimento científico, a educação para a sexualidade. A criação desse curso emergiu a partir dos movimentos que o Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola – GESE, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG vem promovendo ao longo dos seus 18 anos de atuação no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. Através de diferentes ações e publicações o corpo docente do curso afirma o compromisso com os debates acerca das questões de corpos, gêneros e sexualidades, em interface com temas contemporâneos, os quais possibilitam a construção de uma sociedade que reconheça as diferenças e as diversidades.
www.espeducacaosexualidade.furg.br
espeducacaosexualidade@furg.br
O curso se destina a profissionais graduados/as, em licenciatura ou bacharelado, das mais diversas áreas que atuam como profissionais da educação, da saúde, da assistência social, membros de ONGs, membros de movimentos sociais, servidores/as públicos, que em suas atividades necessitem ampliar suas compreensões sobre as questões relacionadas aos gêneros e as sexualidades.
Objetivo Geral
- Contribuir para a formação continuada dos/as profissionais da educação, saúde e de outras áreas, por meio das tecnologias da informação e comunicação nas temáticas de corpos, gêneros e sexualidades nas escolas e nos diversos espaços educativos.
Objetivos específicos
- Problematizar as temáticas de corpos, gêneros e sexualidades com profissionais da educação, profissionais das áreas da saúde, segurança, conselheiro/a tutelar, assistente social, entre outras.
- Capacitar profissionais que atuam, nos espaços escolares e/ou não escolares, para trabalhar com a diversidade sexual, as identidades de gêneros, as formas de discriminação e de violência contra as mulheres, gays, lésbicas, travestis, transexuais, entre outros e, se tornem agentes multiplicadores dos conhecimentos adquiridos nas ações em suas escolas e comunidades.
- Compartilhar conhecimentos, experiências e saberes na direção de se pensar os corpos, os gêneros e as sexualidades como construções discursivamente produzidas nas culturas.
- Propiciar potentes espaços para discutir as questões relacionadas aos corpos, aos gêneros e às sexualidades nos espaços educativos, mais especificamente a importância da educação para a sexualidade nas instituições escolares e não escolares.
- Possibilitar o (re)pensar das atividades educativas e a promoção de ações que visem à socialização do conhecimento construído no âmbito do curso.
- Formular propostas que possam auxiliar na definição de ações nas escolas pelos/as profissionais da educação e espaços não escolares pelos/as profissionais de outras áreas, como também de propostas que auxiliem a minimização da violência sexista e homofóbica, lesbofóbica e transfóbica.
- CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 495h
- ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO:
O curso de Especialização será oferecido na modalidade de ensino a distância, tendo como atividade presencial a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso para qual o/a estudante deverá comparecer no Polo UAB Furg, localizado na cidade do Rio Grande/RS.
- QUADRO DE SEQUÊNCIA LÓGICA:
Módulos
|
Disciplina
|
Semestre
|
Crédito
|
Professor/a
|
Unidade
|
Módulo 1: 75h
Fundamentos da Educação para a Sexualidade
|
1. Educação para a sexualidade: apontamentos teóricos e conceituais (15h)
|
1º
|
1
|
Paula Ribeiro
Dárcia Ávila
|
IE
|
2. Identidade e diferença: potencialidades para o debate da diversidade (15h)
|
1º
|
1
|
Juliana Lapa Rizza
Ana Paula Speck Feijó
|
IE
|
3. Metodologia de Pesquisa: apontamentos iniciais da pesquisa (45h)
|
1º
|
1
|
Paula Henning
Gisele Ruiz
|
IE
|
Módulo 2: 60h
Estudos de gêneros e sexualidades
|
1. Identidades de Gênero: masculinidades, feminilidades e suas múltiplas possibilidades (15h)
|
1º
|
1
|
Juliana Lapa Rizza
Dárcia Ávila
|
IE
|
2. Identidades Sexuais: refletindo sobre diferentes posições de sujeito (15h)
|
1º
|
1
|
Paula Ribeiro
Lara Torrada
|
IE
|
3. Feminismo(s) e suas potencialidades nos espaços educativos (15h)
|
1º
|
1
|
Joanalira Corpes Magalhães
Luis Felipe Hatije
|
IE
|
4. Pedagogias de produção das masculinidades no ambiente escolar (15h)
|
1º
|
1
|
Joanalira Corpes Magalhães
Luis Felipe Hatje
|
IE
|
Módulo 3: 90h
Educação para sexualidade: currículo, infância e juventude
|
1. Currículo, PPP e Educação para a Sexualidade: articulações possíveis (15h)
|
1º
|
1
|
Paula Ribeiro
Luciana Kornatzki
|
IE
|
2. Educação para as sexualidades e gênero: entrelaçando ludicidade e as expressões de crianças pequenas (15h)
|
1º
|
1
|
Gisele Ruiz Silva
Dárcia Ávila
|
IE
|
3. Juventudes contemporâneas: vivências, experimentações e possibilidades (15h)
|
1º
|
1
|
Joanalira Corpes Magalhães
Caroline Amaral Amaral
|
IE
|
4. Metodologia de Pesquisa 2: delineando a pesquisa (45h)
|
1º
|
1
|
Paula Henning
Gisele Ruiz Silva
|
IE
|
Módulo 4: 90h
Linhas Temáticas 1
|
1. Corpos em Foco: marcadores, inscrições, subjetivações (15h)
|
2º
|
1
|
Paula Ribeiro
Ana Paula Speck Feijó
|
IE
|
2. Gênero, Sexualidade, Saúde e Bem-estar (15h)
|
2º
|
1
|
Daniele Ferreira Acosta
Camila Daiane Silva
|
EEnf
|
3. Violência de gênero: sexismo e homofobia em destaque (15h)
|
2º
|
1
|
Daniele Ferreira Acosta
Camila Daiane Silva
|
EEnf
|
4. Metodologia de Pesquisa 3: produzindo projeto de pesquisa (45h)
|
2ª
|
1
|
Paula Henning
Gisele Ruiz Silva
|
IE
|
Módulo 5: 60h
Linhas Temáticas 2
|
1. Sexualidade, Gêneros e Mídias: discutindo os artefatos culturais como espaços educativos (15h)
|
2º
|
1
|
Raphael de Boer
Fabiani Caseira
|
IE e ILA
|
2. Família ou famílias? Elementos históricos e contemporâneos (15h)
|
2º
|
1
|
Paula Ribeiro
Luciana Kornatzki
|
IE
|
3. Gênero e ciência: uma discussão potente para a educação (15h)
|
2º
|
1
|
Joanalira Corpes Magalhães
Fabiani Caseira
|
IE
|
4 Pensando o abuso sexual: modalidades, legislação, nomenclaturas, rede de proteção e aspectos educacionais (15h)
|
2º
|
1
|
Juliana Lapa Rizza
Lara Torrada
|
IE
|
Módulo
6: 120h
Elaboração de
Artigo
|
1. TCC: Produzindo a pesquisa (60h
|
3º
|
8
|
Paula Henning
Gisele Ruiz Silva
Joanalira Corpes Magalhães
Paula Ribeiro
Juliana Lapa Rizza
Daniele Ferreira Acosta
Camila Daiane Silva
Raphael de Boer
Dárcia Ávila
Luciana Kornatzki
Ana Paula Speack Feijó
Caroline Amaral Amaral
Luis Felipe Hatje
Lara Torrada
Fabiani Caseira
|
IE
EEnf
ILA
|
2. TCC: Apresentando a pesquisa (60h)
|
3º
|
8
|
Carga Horária Total
|
495h
|
a) Aprovação nas disciplinas:
As atividades virtuais serão consideradas para avaliação das disciplinas ao longo do curso, sendo que os/as estudantes deverão atingir a média 7 em cada uma das disciplinas.
b) Reprovação nas disciplinas:
O/A discente que não atingir a média 7 (sete) em uma respectiva disciplina poderá fazer uma atividade de recuperação. O/A aluno/a deve fazer requerimento solicitando realizar a avaliação a partir do momento em que for disponibilizada sua média. Somente poderá realizar a atividade de recuperação aqueles/as que realizaram, no mínimo, 50% das atividades virtuais propostas na disciplina. A avaliação final, apresentação do TCC, será presencial no Polo UAB Furg e a reprovação implicará na recuperação do/a estudante do curso apresentando novamente o TCC para a banca de forma presencial no Polo UAB Furg.
c) Trabalho de conclusão de curso:
Os/As estudantes deverão apresentar um trabalho final como requisito para a conclusão do curso. Esse trabalho deverá ser desenvolvido sob a orientação de um/uma dos/as professores/as do corpo docente do curso. O trabalho consiste em um artigo científico que discuta uma temática relacionada com as temáticas de corpos, gêneros e sexualidades nos espaços educativos. O Trabalho de Conclusão de Curso será apresentado em uma banca composta por pelo menos 2 docentes, sendo um deles do quadro de professores/as do curso. Além disso, será uma atividade presencial, em que o/a estudante deverá comparecer ao Polo UAB Furg, localizado na cidade do Rio Grande/RS, e corresponderá a avaliação preponderante no curso, sendo que para a titulação o/a estudante deverá ser aprovado/a no TCC, com nota mínima 7,0.
Será considerado aprovado o/a estudante que obtiver aproveitamento mínimo de sete (7,0) em cada disciplina e completar as 495 horas que constituem a carga horária total do curso e obtiver aprovação no trabalho de conclusão de curso.
O/A discente que cumprir os requisitos expressos acima fará jus a um Certificado de Especialista em Educação para a Sexualidade, que será expedido de acordo com as normas vigentes na FURG.