Logotipo FURG
PROPESP - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Diretoria de Pós-Graduação
Universidade Federal do Rio Grande - FURG
PROPESP - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Diretoria de Pós-Graduação
Universidade Federal do Rio Grande - FURG
   
 
Especialização - Educação para a sexualidade: dos currículos escolares aos espaços educativos (Especialização EaD)
   Informações  
 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO – IE

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - FURG

 

ESPECIALIZAÇÃO EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE: DOS CURRÍCULOS ESCOLARES AOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

 

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Educação para a Sexualidade: dos Currículos Escolares aos Espaços Educativos, em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEaD), ocorrerá na modalidade on-line a fim de ampliar o acesso a esse campo de conhecimento científico, a educação para a sexualidade. A criação desse curso emergiu a partir dos movimentos que o Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola – GESE, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG vem promovendo ao longo dos seus 18 anos de atuação no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. Através de diferentes ações e publicações o corpo docente do curso afirma o compromisso com os debates acerca das questões de corpos, gêneros e sexualidades, em interface com temas contemporâneos, os quais possibilitam a construção de uma sociedade que reconheça as diferenças e as diversidades.  

 

  • COORDENAÇÃO:

    Coordenadora: Profª. Drª. Juliana Lapa Rizza

    Coordenadora-Adjunta: Profª. Drª. Gisele Ruiz Silva

 

  • SITE:

www.espeducacaosexualidade.furg.br

 

  • CONTATO:

espeducacaosexualidade@furg.br

 

  • PÚBLICO ALVO:

O curso se destina a profissionais graduados/as, em licenciatura ou bacharelado, das mais diversas áreas que atuam como profissionais da educação, da saúde, da assistência social, membros de ONGs, membros de movimentos sociais, servidores/as públicos, que em suas atividades necessitem ampliar suas compreensões sobre as questões relacionadas aos gêneros e as sexualidades.

 

  • OBJETIVOS:

Objetivo Geral

- Contribuir para a formação continuada dos/as profissionais da educação, saúde e de outras áreas, por meio das tecnologias da informação e comunicação nas temáticas de corpos, gêneros e sexualidades nas escolas e nos diversos espaços educativos.

 

Objetivos específicos

- Problematizar as temáticas de corpos, gêneros e sexualidades com profissionais da educação, profissionais das áreas da saúde, segurança, conselheiro/a tutelar, assistente social, entre outras.

- Capacitar profissionais que atuam, nos espaços escolares e/ou não escolares, para trabalhar com a diversidade sexual, as identidades de gêneros, as formas de discriminação e de violência contra as mulheres, gays, lésbicas, travestis, transexuais, entre outros e, se tornem agentes multiplicadores dos conhecimentos adquiridos nas ações em suas escolas e comunidades.

- Compartilhar conhecimentos, experiências e saberes na direção de se pensar os corpos, os gêneros e as sexualidades como construções discursivamente produzidas nas culturas.

- Propiciar potentes espaços para discutir as questões relacionadas aos corpos, aos gêneros e às sexualidades nos espaços educativos, mais especificamente a importância da educação para a sexualidade nas instituições escolares e não escolares.

- Possibilitar o (re)pensar das atividades educativas e a promoção de ações que visem à socialização do conhecimento construído no âmbito do curso.

- Formular propostas que possam auxiliar na definição de ações nas escolas pelos/as profissionais da educação e espaços não escolares pelos/as profissionais de outras áreas, como também de propostas que auxiliem a minimização da violência sexista e homofóbica, lesbofóbica e transfóbica.

 

  • CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 495h

 

  • ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO:

O curso de Especialização será oferecido na modalidade de ensino a distância, tendo como atividade presencial a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso para qual o/a estudante deverá comparecer no Polo UAB Furg, localizado na cidade do Rio Grande/RS.

 

 

 

  • QUADRO DE SEQUÊNCIA LÓGICA:

 

Módulos

Disciplina

Semestre

Crédito

Professor/a

Unidade

Módulo 1: 75h

Fundamentos da Educação para a Sexualidade

 

 

1. Educação para a sexualidade: apontamentos teóricos e conceituais (15h)

1

Paula Ribeiro

Dárcia Ávila

 

IE

2. Identidade e diferença: potencialidades para o debate da diversidade (15h)

1

Juliana Lapa Rizza

Ana Paula Speck Feijó

 

IE

3. Metodologia de Pesquisa: apontamentos iniciais da pesquisa (45h)

1

Paula Henning

Gisele Ruiz

 

IE

Módulo 2: 60h

Estudos de gêneros e sexualidades

1. Identidades de Gênero: masculinidades, feminilidades e suas múltiplas possibilidades (15h)

1

Juliana Lapa Rizza

Dárcia Ávila

 

IE

2. Identidades Sexuais: refletindo sobre diferentes posições de sujeito (15h)

1

Paula Ribeiro

Lara Torrada

IE

3. Feminismo(s) e suas potencialidades nos espaços educativos (15h)

1

Joanalira Corpes Magalhães

Luis Felipe Hatije

IE

4. Pedagogias de produção das masculinidades no ambiente escolar (15h)

1

Joanalira Corpes Magalhães

Luis Felipe Hatje

IE

Módulo 3: 90h

Educação para sexualidade: currículo, infância e juventude

1. Currículo, PPP e Educação para a Sexualidade: articulações possíveis (15h)

1

Paula Ribeiro

Luciana Kornatzki

IE

2. Educação para as sexualidades e gênero: entrelaçando ludicidade e as expressões de crianças pequenas (15h)

1

Gisele Ruiz Silva

Dárcia Ávila

IE

3. Juventudes contemporâneas: vivências, experimentações e possibilidades (15h)

1

Joanalira Corpes Magalhães

Caroline Amaral Amaral

IE

4. Metodologia de Pesquisa 2: delineando a pesquisa (45h)

1

Paula Henning

Gisele Ruiz Silva

IE

 

 

 

 

Módulo 4: 90h

Linhas Temáticas 1

 


 


 

1. Corpos em Foco: marcadores, inscrições, subjetivações (15h)

1

Paula Ribeiro

Ana Paula Speck Feijó

IE

2. Gênero, Sexualidade, Saúde e Bem-estar (15h)

1

Daniele Ferreira Acosta

Camila Daiane Silva

EEnf

3. Violência de gênero: sexismo e homofobia em destaque (15h)

1

Daniele Ferreira Acosta

Camila Daiane Silva

EEnf

4. Metodologia de Pesquisa 3: produzindo projeto de pesquisa (45h)

1

Paula Henning

Gisele Ruiz Silva

IE

Módulo 5: 60h

Linhas Temáticas 2

 


 


 

1. Sexualidade, Gêneros e Mídias: discutindo os artefatos culturais como espaços educativos (15h)

1

Raphael de Boer

Fabiani Caseira

 

IE e ILA

2. Família ou famílias? Elementos históricos e contemporâneos (15h)

1

Paula Ribeiro

Luciana Kornatzki

IE

3. Gênero e ciência: uma discussão potente para a educação (15h)

1

Joanalira Corpes Magalhães

Fabiani Caseira

 

IE

4 Pensando o abuso sexual: modalidades, legislação, nomenclaturas, rede de proteção e aspectos educacionais (15h)

1

Juliana Lapa Rizza

Lara Torrada

 

IE

Módulo

6: 120h

Elaboração de

Artigo

 

1. TCC: Produzindo a pesquisa (60h

 

8

Paula Henning

Gisele Ruiz Silva

Joanalira Corpes Magalhães

Paula Ribeiro

Juliana Lapa Rizza

Daniele Ferreira Acosta

Camila Daiane Silva

Raphael de Boer

Dárcia Ávila

Luciana Kornatzki

Ana Paula Speack Feijó

Caroline Amaral Amaral

Luis Felipe Hatje

Lara Torrada 

Fabiani Caseira

 

 

 

IE

EEnf

ILA


 

2. TCC: Apresentando a pesquisa (60h)

3º 

8

 Carga Horária Total

495h

 

 

  • AVALIAÇÃO:

a) Aprovação nas disciplinas:

As atividades virtuais serão consideradas para avaliação das disciplinas ao longo do curso, sendo que os/as estudantes deverão atingir a média 7 em cada uma das disciplinas. 

 

b) Reprovação nas disciplinas:

O/A discente que não atingir a média 7 (sete) em uma respectiva disciplina poderá fazer uma atividade de recuperação. O/A aluno/a deve fazer requerimento solicitando realizar a avaliação a partir do momento em que for disponibilizada sua média. Somente poderá realizar a atividade de recuperação aqueles/as que realizaram, no mínimo, 50% das atividades virtuais propostas na disciplina. A avaliação final, apresentação do TCC, será presencial no Polo UAB Furg e a reprovação implicará na recuperação do/a estudante do curso apresentando novamente o TCC para a banca de forma presencial no Polo UAB Furg.

 

c) Trabalho de conclusão de curso:

Os/As estudantes deverão apresentar um trabalho final como requisito para a conclusão do curso. Esse trabalho deverá ser desenvolvido sob a orientação de um/uma dos/as professores/as do corpo docente do curso. O trabalho consiste em um artigo científico que discuta uma temática relacionada com as temáticas de corpos, gêneros e sexualidades nos espaços educativos. O Trabalho de Conclusão de Curso será apresentado em uma banca composta por pelo menos 2 docentes, sendo um deles do quadro de professores/as do curso. Além disso, será uma atividade presencial, em que o/a estudante deverá comparecer ao Polo UAB Furg, localizado na cidade do Rio Grande/RS, e corresponderá a avaliação preponderante no curso, sendo que para a titulação o/a estudante deverá ser aprovado/a no TCC, com nota mínima 7,0.

 

  • APROVAÇÃO NO CURSO:

Será considerado aprovado o/a estudante que obtiver aproveitamento mínimo de sete (7,0) em cada disciplina e completar as 495 horas que constituem a carga horária total do curso e obtiver aprovação no trabalho de conclusão de curso.

 

  • CERTIFICAÇÃO:

O/A discente que cumprir os requisitos expressos acima fará jus a um Certificado de Especialista em Educação para a Sexualidade, que será expedido de acordo com as normas vigentes na FURG.

 
   Disciplinas / Docentes  
 
  • 09418P - Currículo, PPP e Educ p_ a Sexualidade: articulações Possíveis
    Luciana Kornatzki
    Paula Regina Costa Ribeiro
  • 09419P - Educ p_ as sex e gên: entrelaç ludic e as expr de crianças peq
    Dárcia Amaro Ávila
    Juliana Lapa Rizza Doutorado
  • 09411P - Educação para a sexualidade: apont teórIcos e conceituais
    Dárcia Amaro Ávila
    Paula Regina Costa Ribeiro
  • 09416P - Feminismo(s) e suas potencialidades nos espaços educativos
    Joanalira Corpes Magalhaes Doutorado
    Luis Felipe Hatje
  • 09412P - Identidade e diferença: potencial p_ o debate da Diversidade
    Ana Paula Speck Feijó
    Juliana Lapa Rizza Doutorado
  • 09414P - Identidades de Gênero: masculin, feminil e suas múlt possib
    Dárcia Amaro Ávila
    Juliana Lapa Rizza Doutorado
  • 09415P - Identidades Sexuais: refletindo sobre dif posições de Sujeito
    Lara Torrada Pereira
    Paula Regina Costa Ribeiro
  • 09420P - Juventudes contemporâneas: vivências, experim e Possibilidades
    Joanalira Corpes Magalhaes Doutorado
  • 09413P - Metodol de Pesquisa 1: apontamentos iniciais da pesquisa
    Gisele Ruiz Silva Doutorado
    Paula Correa Henning Doutorado
  • 09421P - Metodologia de Pesquisa 2: delineando a pesquisa
    Gisele Ruiz Silva Doutorado
    Paula Correa Henning Doutorado
  • 09417P - Pedagogias de produção das masculinidades no amb esc
    Joanalira Corpes Magalhaes Doutorado
    Luis Felipe Hatje
 
   Seleções  
 
 
       
         
Desenvolvido e mantido pelo
Núcleo de Tecnologia da Informação