Especialização - Atendimento Educacional Especializado (Especialização EaD)

Informações do curso, docentes e processos seletivos.

Voltar

Informações e seleções

Sobre o curso

          

Sobre o curso

A Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) é uma formação lato sensu a distância, voltada a professores e licenciados interessados em atuar de forma comprometida com a Educação Especial na perspectiva inclusiva. 


O curso busca fortalecer o papel do educador na construção de práticas pedagógicas acessíveis, colaborativas e fundamentadas nos direitos das pessoas com deficiência e/ou com necessidades educativas específicas.

 

Objetivo geral

Capacitar professores e licenciados para o atendimento de estudantes com deficiência e/ou necessidades educativas específicas, desenvolvendo competências pedagógicas, técnicas e humanas orientadas pelos princípios da inclusão, da acessibilidade e do respeito à diferença.

 

Objetivos específicos

  • Promover formação continuada para o Atendimento Educacional Especializado nas escolas da rede pública;

  • Oferecer suporte pedagógico aos professores, construindo possibilidades reais de inclusão e acessibilidade;

  • Incentivar a reflexão crítica e a construção coletiva do conhecimento como processos permanentes de formação docente;

  • Desenvolver saberes teórico-práticos que sustentem ações pedagógicas comprometidas com os direitos humanos, a diversidade e a justiça social.

 

Público-alvo

Professores da Educação Básica e licenciados em qualquer área do conhecimento, preferencialmente atuantes na rede pública de ensino que trabalham, ou pretendem trabalhar, com o público-alvo da Educação Especial.

 

Metodologia

As atividades incluem videoaulas, fóruns, leituras, webconferências e práticas reflexivas, articuladas à realidade das escolas e à atuação docente nos contextos inclusivos. Embora seja ofertado na modalidade EaD, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da FURG (AVA-FURG), o curso possui uma parcela de atividades presenciais obrigatórias nos respectivos Polos de apoio. 

 

Os cursistas contam com acompanhamento de tutores e professores formadores, além de materiais acessíveis, elaborados em parceria com o Núcleo de Estudos e Ações Incluídas (NEAI). A formação culmina na elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em formato de artigo, vinculado a uma intervenção pedagógica no campo do AEE.

 

Carga horária e duração

480 horas distribuídas ao longo de três semestres letivos.

 

Início da nova edição

1º semestre de 2026

 

Polos previstos: Canguçu, Esteio, Pinheiro Machado, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula e São Lourenço do Sul.

 

Contato e informações

📍 Site oficial: https://sead.furg.br/inicio-atendimento-educacional-especializado 

📧 E-mail: aee@furg.br

Disciplinas e docentes

10225P - Aprendendo a lidar com a genialidade na escola; a escola que não me compreende

  • Carla Imaraya Meyer Di Filippo

10223P - As novas aprendizagens do cérebro e o estudante e suas emoções

  • Carla Imaraya Meyer Di Filippo

10226P - As vicissitudes na inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA)

  • Camila Fagundes Machado
  • Carla Imaraya Meyer Di Filippo

10229P - Comunicação em LIBRAS na Escola Inclusiva

  • Isaías dos Santos Ildebrand - Mestrado
  • Rodrigo da Rosa Pereira - Doutorado

10222P - Dificuldades de Aprendizagem e as Necessidades Educativas Específicas

  • Carla Imaraya Meyer Di Filippo

10220P - Educação à distância

  • Rodrigo da Rosa Pereira - Doutorado

06144P - Elaboração de Projetos em AEE

  • Cristiane Lima Terra Fernandes - Doutorado
  • Vanise dos Santos Gomes - Doutorado

10221P - Marcos legais da Educação Especial/ Inclusiva

  • Rodrigo da Rosa Pereira - Doutorado

10224P - O corpo e o movimento

  • Susie Enke Ilha

10228P - O ensino bilíngüe para estudantes surdos e pessoas com deficiência auditiva

  • Isaías dos Santos Ildebrand - Mestrado
  • Rodrigo da Rosa Pereira - Doutorado

10230P - O jogo como disparador de aprendizagem; O Plano de Atendimento Educacional Especializado e a construção do Curriculo Adaptado

  • Karine Sefrin Speroni - Doutorado
  • Rodrigo da Rosa Pereira - Doutorado

10227P - O sujeito com deficiência visual e o AEE; deficiências múltiplas sensoriais e surdocegueira

  • Rita de Cassia Ietto Montilha - Doutorado
  • Rodrigo da Rosa Pereira - Doutorado

06145P - TCC e Seminário - Esp AEE_EaD

  • Cristiane Lima Terra Fernandes - Doutorado
Seleções
PROCESSO SELETIVO AEE - TURMA 2026 Polo Santa Vitória do Palmar Período de inscrição: 24/03/2026 a 06/04/2026 Inscrições encerradas Ver seleção
PROCESSO SELETIVO AEE - TURMA 2026 Período de inscrição: 12/11/2025 a 12/12/2025 Inscrições encerradas Ver seleção
Processo Seletivo para Estudantes - 2023 Período de inscrição: 22/01/2023 a 23/02/2023 Inscrições encerradas Ver seleção
Processo Seletivo para Estudantes - 2020 Período de inscrição: 11/02/2020 a 11/03/2020 Inscrições encerradas Ver seleção