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PROPESP - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Diretoria de Pós-Graduação
Universidade Federal do Rio Grande - FURG
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Especialização - Atendimento Educacional Especializado (Especialização EaD)
   Informações  
 

Caracterização do Curso:


Atender a demanda de estudantes incluídos com deficiência e/ou necessidades específicas na rede de ensino é tarefa difícil e que requer especificidades. Há uma preocupação muito grande da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI em desenvolver cursos para capacitar professores no Atendimento Educacional Especializado na perspectiva da Educação Inclusiva por todo o país em cursos de formação continuada. Historicamente, a Universidade Federal do Rio Grande – FURG oferece. Desta forma, propõe-se um curso de especialização que oportunizará aos professores aquisição de suporte científico e prático para lidar com a diversidade das diferenças e desenvolver ações que promovam processos de ensino e aprendizagem ativos, criativos e participativos, que essencialmente possibilitem acesso e inclusão de todos à escola e à sociedade.

Inicialmente o curso propõe-se a esclarecer as bases epistemológicas aumenta nossas reflexões e ações em torno dos estudantes com deficiência e/ou necessidades específicas de acordo com paradigmas inclusivos na construção do AEE na escola de ensino regular. Posteriormente levaremos os cursistas a compreenderem o fazer, o sentir e o pensar do professor do AEEE em uma perspectiva de Educação Inclusiva. Favorecendo o desenvolvimento das habilidades técnicas, humanas e políticas desse exercício profissional; apresentando competências essenciais que determina a compreensão do ato educativo nas suas multidimensionalidades; envolvendo a elaboração de planos de ação e a escolha de metodologias de ensino, dos métodos e da didática de atuar com a diversidade de estudantes encontrada na sala de aula; e assegurando o aprender o aprender a aprender dos professores.


Objetivo Geral do Curso:


Capacitar em nível de pós-graduação lato sensu (especialização) os professores da rede pública de ensino e licenciados, difundindo a tecnologia assistiva (TA) como possibilidade de atender cada especificidade das diferenças apresentadas pelos estudantes com deficiência e/ou com necessidades específicas no Atendimento Educacional Especializado promovido pela Educação Inclusiva.                                                                         

                                                                     

Objetivos específicos:

  • Formar professores para realizar o Atendimento Educacional Especializado nas escolas da rede pública;

  • Oferecer suporte à ação pedagógica dos professores, construindo possibilidades de acessibilidade e inclusão aos estudantes com deficiência e/ou necessidades específicas;

  • Propor situações que incentive a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente;

  • Desenvolver conhecimentos que possibilitem a compreensão de conceitos e práticas e seus usos sociais às pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas;

  • Contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de valorização da formação continuada nas escolas, como agente norteador de conhecimento especializado;

  • Desenvolver atividades que incentivem o uso de ferramentas de acessibilidade como tecnologia assistiva; 

  • Propor situações que respeitem as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gênero, faixas geracionais, classes sociais, religiões, tipos de deficiências, necessidades educativas específicas, orientações sexuais, entre outras.


Carga Horária


A carga horária total do curso será de 480 horas na modalidade à distância.

                                                                                                  

Público Alvo


Será constituído por 150 licenciados em qualquer área do conhecimento e professores que atuam em escola pública, com interesse em estudar sobre as possibilidades de inclusão no ensino regular.


Disciplinas/Professores


MÓDULO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA RESPONSÁVEL
I (45h) A tecnologia e a legislação como alicerce da inclusão Disciplina 1 - Educação à distância Código 10220P - ICHI 15h Profa. Narjara Mendes Garcia (IE/FURG)

Disciplina 2 – Marcos legais da Educação Especial/ Inclusiva Código 10221P - ICHI 30h Prof. Renato Duro FADIR/FURG
II (75h) Um olhar sobre a Diversidade Disciplina 3 – Dificuldades de Aprendizagem X Necessidades Educativas Específicas
Psicologia da diferença; O papel do educador frente à Inclusão; Psicopedagogia; Psicomotricidade
Código 10222P – ICHI
30h Profa. Susie Ilha ILA/FURG e proa. Carla Imaraya Meyer de Felippe ICHI/FURG

Disciplina 4 – As novas aprendizagens do cérebro e o estudante e suas emoções Código 10223P – ICHI 30h Fernanda Hammes de Carvalho

Disciplina 5 – O corpo e o movimento Código 10224P - ICHI 15h Profa. Carla Imaraya Meyer de Felippe ICHI/FURG
A selecionar
III (60h) - A inteligência e suas particularidades Disciplina 6 – Aprendendo a lidar com a genialidade na escola; a escola que não me compreende
Código 10225P - ICHI
30h Profa. Carla Imaraya Meyer de Felippe
A ICHI/FURG selecionar

Disciplina 7 – As vicissitudes na inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) Código 10226P – ICHI 30h N/D
IV (120) – As percepções sensoriais e suas especificidades Disciplina 8 – O sujeito com deficiência visual e o AEE; deficiências múltiplas sensoriais e surdocegueira Código 10227P - ICHI 30h N/D

Disciplina 9 – Surdez e o sujeito com deficiência auditiva Código 10228P – ICHI 30h Profa. Cássia ILA/FURG

Disciplina 10 – LIBRAS Código 10229P - ICHI 60h Profa. Carla (ILA/FURG)
V (30h) – Adaptações curriculares e práticas pedagógicas
Disciplina 11 – O jogo como disparador de aprendizagem; O Plano de Atendimento Educacional Especializado e a construção do Curriculo Adaptado Código 10230P - ICHI
30h N/D
VI (150h) – Ações Afirmativas para Inclusão Disciplina 12 – Elaboração de Projetos na Escola Inclusiva
Código 10231P – ICHI
30h Profa. Letícia ICHI/FURG
Prof. Augusto Duarte Faria ICHI/FURG

Disciplina 13 – Estágio Código 10232P – ICHI 60h Profa. Carla Imaraya Meyer de Felippe e todos os Professores Formadores I e II

Disciplina 14 – Seminário Código 10233P – ICHI 60h Coordenador do curso profa. Carla Imaraya Meyer de Felippe
 
Para outras informações entre em contato com a coordenadora do curso:
Profª Drª Carla Imaraya Meyer de Felippe 
Email: carlaimaraya@yahoo.com.br
 
 
 
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