Logotipo FURG
PROPESP - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Diretoria de Pós-Graduação
Universidade Federal do Rio Grande - FURG
PROPESP - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Diretoria de Pós-Graduação
Universidade Federal do Rio Grande - FURG
   
 
Especialização - Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é Dez" (Especialização EaD)
   Informações  
 

Curso de Especialização Lato Sensu em Ensino de Ciências – Anos Finais do Ensino Fundamental “Ciência é Dez”

COORDENADORA:

Profa. Dra. Suzi Samá Pinto

Profa. Dra. Berenice Vahl Vaniel

 

SITE:

www.ciencia10.furg.br 

 

CONTATO:

E-mail: c10@furg.br

 

ENDEREÇO:

Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF Campus Carreiros, Av. Itália, Km 8, s/n, Rio Grande/ RS, CEP: 96.201-900

 

POLOS E VAGAS

Polo de Rio Grande: 60 vagas

Polo de Bagé: 50 vagas

Polo de Cachoeira do Sul: 40 vagas

São Lourenço do Sul: 30 vagas

Santo Antônio da Patrulha: 30 vagas

Polo de Mostardas: 30 vagas

 

PÚBLICO-ALVO

  O Curso de Especialização Lato Sensu em Ensino de Ciências – Anos Finais do Ensino Fundamental “Ciência é Dez” destina-se aos professores que atuam no sistema público de ensino e ministram aulas de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

OBJETIVOS

De maneira articulada aos objetivos gerais propostos pelo Ministério da Educação (MEC) para o conjunto de cursos de especialização para formação dos profissionais do magistério, o Curso de Especialização em Ensino de Ciências – Anos finais do Ensino Fundamental “Ciência é Dez” vislumbra trabalhar com os professores-cursistas de forma a: estabelecer diálogo permanente com o fazer na escola e nas salas de aulas das Ciências; elaborar e implementar propostas de ensino/pesquisa em ensino de Ciências pautadas no uso da experimentação e das Tecnologias da Informação e Comunicação; refletir sobre o lugar e o sentido de ensinar Ciências no Ensino Fundamental; Possibilitar que o professor-cursista vivencie experiências diferenciadas de ensinar e aprender Ciências de modo instigante e em parceria com os estudantes com as quais desenvolvem sua atividade docente.

 

METODOLOGIA

A metodologia do curso tem forte princípio interativo e dialógico com o espaço escolar, propiciando ao professor-cursista um redimensionamento da prática docente no contexto onde atua, de forma indissociável à pesquisa que desenvolverá ao longo de três semestres nos módulos 1, 2 e 3 (Quadro 2). Neste sentido, as disciplinas denominadas “TCC1: Ciência é 10! - Começando a experimentar e a pensar no TCC” e “TCC2: Fundamentos do projeto de investigação” embora tenham este nome consistem em disciplinas que tem por finalidade desenvolver a prática pedagógica orientada e fundamentada pelos conteúdos que as integram, os quais fundamentam a proposta do TCC. Este será construído junto aos professores orientadores que atuam desde o módulo I orientando os professores-cursistas. O TCC será efetivado no Módulo III na disciplina de TCC3. 

 

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO

O curso atende a uma carga horária total equivalente a 480 horas, divididas em três módulos distintos.

QUADRO DE SEQUÊNCIA LÓGICA

MÓDULO

DISCIPLINA

CH

CR

UNIDADE

Módulo 1

Para perguntar e experimentar, é só começar (150h)

 

Ciência é 10! - Uma introdução

30

2

EQA

EQA

IMEF

TCC1: Ciência é 10! - Começando a experimentar e a pensar no TCC

60

4

ICB

IMEF

Ciência é 10! - Hora de perguntar e propor

30

2

IE

IMEF

Ciência é 10! - Na sala de aula

30

2

EQA

IMEF

 

Total

150h

10

 

 

Módulo 2

Para perguntar e responder, melhor saber! (240h)

TCC2: Fundamentos do projeto de investigação

120h

8

IMEF

EQA

ICB

IMEF

Investigação para o Ensino de Ciências

120h

8

EQA

IE

IMEF

 

Total

240h

16

 

 

Módulo 3

TCC3: Projeto de investigação em sala de aula (90h)

90h

6

EQA

IMEF

 

Total

90h

6

 

CH TOTAL TÍTULO DE SPECIALISTA 

480h

32

 

 

 

DISCIPLINAS

Módulo 1 – Para perguntar e experimentar, é só começar (150h)

Disciplina 1 - Ciência é 10! - Uma introdução

Descrição geral: Esta disciplina tem a intenção de levantar informações sobre os professores-cursistas por meio de ferramentas de comunicação presentes no ambiente de desenvolvimento do curso e apresentar a partir de um vídeo a proposta de trabalho em sala de aula através da abordagem investigativa dos eixos temáticos Vida, Ambiente, Universo e Tecnologia.

Disciplina 2 - TCC1: Ciência é 10! - Começando a experimentar e a pensar no TCC (60h)

Descrição geral: Esta disciplina incentivará o professor-cursista a ter contato com os recursos didático-tecnológicos e ao desenvolvimento de ações teórico- práticas (atividade investigação - AI) relacionadas aos subtemas de cada eixo temático, em sala de aula, para que possam, posteriormente, serem relatadas no ambiente virtual do curso. Assim, essa disciplina é a que, já neste módulo inicial, levantará questões pertinentes ao trabalho de conclusão de curso (TCC), de forma concomitante ao desenvolvimento das atividades, com a leitura e discussão de um texto introdutório sobre a organização da pesquisa acadêmica e elaboração de questões-problema por parte dos professores-cursistas sobre os conteúdos dos subtemas escolhidos relacionados aos eixos temáticos.

Disciplina 3 - Ciência é 10! - Hora de perguntar e propor (30h)

Descrição geral: A disciplina proporá a leitura e o desenvolvimento de atividades (AIs) associadas ao processo de problematização e construção de um plano de aula de ciências de natureza investigativa. A perspectiva investigativa é a exigência para a abordagem metodológica do plano deaula.

Módulo 1 – Disciplina 4 - Ciência é 10! - Na sala de aula (30h)

Descrição geral: A disciplina caracteriza-se pela implementação do plano de aula na sala de aula do professor-cursista. Após a implementação, um relatório circunstanciado com análise reflexiva-avaliativa do desenvolvimento do plano em sala deverá ser elaborado pelo professor-cursista e socializado no ambiente virtual do curso.

MÓDULO 2 - Para perguntar e responder, melhor saber! (240h)

Disciplina 1 - TCC2: Fundamentos do projeto de investigação (120h)

Descrição geral: Discussão sobre o conceito de investigação a partir de  leituras sobre essa temática que ofereça fundamentação teórica para que o professor-cursista possa produzir uma análise das atividades desenvolvidas ao longo do módulo 1. O projeto de investigação será elaborado em continuidade com as discussões teórico-metodológicas iniciadas no TCC1, de forma que o professor-cursista possa ter embasamento sobre a pesquisa acadêmica que desenvolverá de forma articulada com os conteúdos de ciências associados aos subtemas dos eixos temáticos que serão aprofundados concomitantemente na disciplina 2: Investigação para o Ensino de Ciências.

MÓDULO 2 - Disciplina 2 - Investigação para o Ensino de Ciências (120h)

Descrição geral: este componente disciplinar tem como objetivo apresentar ao professor-cursista instrumental para o Ensino de Ciências com foco no desenvolvimento de atividades investigativas em sala de aula de ciências nos anos finais do ensino fundamental. Os subtemas dos eixos temáticos - Vida, Ambiente, Universo e Tecnologia - serão acrescidos de novos questionamentos, elaborados pelos professores-cursistas e por seus alunos quando da realização das atividades investigativas em sala deaula.

MÓDULO 3 – Se é para experimentar, vamos fazer! (90h)

MÓDULO 3 - Disciplina - TCC3: Projeto de investigação em sala de aula (90h)

Descrição geral: Esse componente disciplinar consistirá na aplicação, análise e reflexão crítica do projeto de investigação em sala de aula, com utilização de quaisquer recursos didático-tecnológicos relacionados aos subtemas dos eixos temáticos. Esta disciplina estimulará o professor-cursista a produzir um texto que apresente o registro e a reflexão acerca da ação docente desencadeada a partir das escolhas realizadas, aprofundadas e implementadas ao longo do curso na sala de aula, no sentido de constituir o trabalho de conclusão do curso que, preferencialmente, transcorra transversalmente pelos eixostemáticos. 

 
   Disciplinas / Docentes  
 
 
   Seleções  
 
 
       
         
Desenvolvido e mantido pelo
Núcleo de Tecnologia da Informação