Logotipo FURG
PROPESP - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Diretoria de Pós-Graduação
Universidade Federal do Rio Grande - FURG
PROPESP - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Diretoria de Pós-Graduação
Universidade Federal do Rio Grande - FURG
   
 
Mestrado - Ambientometria
   Informações  
 

O Programa de Mestrado Acadêmico em Ambientometria (PPGAmb) está vinculado ao Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Este Programa de Pós-Graduação visa contribuir para a formação de capital humano na área das Ciências Ambientais, com foco em Ambientometria e Modelagem ambiental à Zonas Costeiras e Marinhas. 

A Ambientometria visa descrever e avaliar, através de modelos matemáticos e estatísticos, a estrutura e o funcionamento dos sistemas ambientais, bem como auxiliar na compreensão do relacionamento e das interações entre os organismos e seus ambientes, dos métodos de conservação da natureza e da utilização de seus recursos.

O termo Ambientometria (Environmetrics, em inglês) começou a ser reconhecido pela comunidade científica internacional no final da década de 1980, a partir de uma conferência internacional para a criação de uma sociedade internacional de ambientometria (TIES – The International Environmetrics Society). Esta organização internacional vem difundindo a aplicação da estatística na área ambiental, sendo associada ao Instituto Internacional de estatística (International Statistical Institute) e responsável pelo periódico científico Environmetrics (Wiley Online Library). 

 


 

Área de Concentração CAPES: Ciências Ambientais

Pretende-se nesta área de concentração trabalhar com pesquisas visando à aplicação ou desenvolvimento de métodos estatísticos e matemáticos em áreas do conhecimento relevantes nas ciências ambientais e que necessitam de análises de dados compatíveis com a complexidade dos problemas a serem equacionados.

 


Linhas de Pesquisa

ANÁLISE DE DADOS AMBIENTAIS - Esta linha de pesquisa visa utilizar, modificar ou criar metodologias de coleta e análise de informações quantitativas provenientes de estudos experimentais ou observacionais nas áreas ambientais.         

MODELAGEM AMBIENTAL - Esta linha de pesquisa visa propor modelos quantitativos, adaptar, validar e aperfeiçoar métodos de análise estatística ou modelagem matemática, generalizando-os para potenciais aplicações em novos problemas e formulações nas áreas ambientais ou correlatas. 

 


   

Matrículas


As informações relativas ao procedimento de matrículas estão disponíveis junto aos documentos da seleção.


 

 


 
   Disciplinas / Docentes  
 
  • 01217P - Ambientometria
    Ana Silvia Rolon Doutorado
    Paul Gerhard Kinas
  • 11254P - Delineamento experimental em ecologia
    Mauricio Garcia de Camargo Doutorado
  • 01234P - Estatística Ambiental com o R
    Raquel da Fontoura Nicolette Doutorado
  • 01230P - Modelos Lineares
    Juliano Cesar Marangoni Doutorado
  • 01216P - Seminários em Ambientometria
    Ana Maria Volkmer de Azambuja Doutorado
    Debora Spenassato Doutorado
 
   Seleções  
 
 
       
         
Desenvolvido e mantido pelo
Núcleo de Tecnologia da Informação